Avaliações diagnósticas- Ética e Cidadania- Fundamental. Professora: Lis Santos






Avaliação Diagnóstica 6° ano.

Questão 01
Descritor: A relação da sociologia com outras áreas do conhecimento.

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Quantas pessoas mestiças nascidas no Brasil você conhece ou, pelo menos, já viu? Quantas vezes você ouviu alguém dizer que...” meu avô era africano, minha avó espanhola”, ou então...” meu pai é japonês e minha mãe é árabe”? Quando representantes ‘tupiniquins’ participam de eventos esportivos ou sociais, o que vemos são pessoas de diferentes raças, mas apenas um sangue e somente uma paixão: o Brasil. O Brasil é um país que foi construído por:
a)           Somos todos uma única cor/raça, não há vários povos.
b)           Somos formados pelo povo português que foi o único que ficou no Brasil.
c)            O povo africano ao chegar no Brasil dominou esta terra e hoje só temos estes.
d)           Os indígenas é a etnia que mais prevalece no Brasil
e)           O Brasil é construído por negros, brancos e índios

Questão 02
Descritor: Como exercer a cidadania.

A história mostra que o conceito de família mudou ao longo do tempo. Mas de qualquer jeito, podemos dizer que, embora tenha havido mudanças importantes na definição de família moderna, a família nuclear ainda é a unidade social mais comum de um sistema social.
Na história da família, seja no pré ou na pós-industrial, a família permanece como a unidade social ou núcleo básico de uma sociedade. A mudança mais importante que se constatou na família está baseada na migração das áreas rurais para as grandes cidades ou centros urbanos da era industrial.
Sobre o importante papel das famílias na vida dos seres humanos, marque abaixo apenas a opção CORRETA:

a) Quando a violência faz parte do dia a dia de uma família, a convivência com as outras pessoas se torna mais fácil, e assim, conseguimos viver em paz.
b) A família é a principal responsável por apresentar o mundo para as crianças e por ensiná-las a fazer as escolhas certas ao longo de suas vidas.
c) A vida é sempre mais bela quando não amamos a nossa família.
d) O respeito pela vida, pelo mundo e pelas pessoas que existem neste mundo não são coisas que aprendemos com a família, pois a família não pode nos ensinar nada de positivo.
e) A família e os amigos jamais influenciam em nossa forma de pensar e na nossa forma de agir.

Questão 03
Descritor: Os direitos ao longo da história.

O ato de pensar é importante para todos nós, não só quando iremos fazer algo, mais pensar é uma das maiores coisas que faz com que o ser humano consiga realizar tarefas como ele deseja.
Analise bem a figura abaixo e marque a única opção INCORRETA, segundo o que nós aprendemos sobre a importância do ato de pensar:
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a) A figura quer nos lembrar que nós temos um cérebro e que pensar depende dele. Na imagem a menina tem a sua cabeça vazia, o que pode significar o pouco uso da capacidade de pensar e refletir.
 b) O olhar de estranhamento do gato revela que uma pessoa não possuir o cérebro trata-se de algo nem um pouquinho comum. Logo, surge a dúvida.
c) A cabeça vazia quer dizer que a menina pensa muito em sua vida e que ela não se esquece de refletir muito antes de tomar qualquer atitude. O cérebro não representa a nossa capacidade de pensar.
d) Todos os homens e mulheres são capazes de realizar pensamentos, simples ou complicados, antes de qualquer ação.
e) Das alternativas acima, a letra a é a primeira correta.

Questão 04
Descritor: Discutir as questões de desigualdade e igualdade.
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A palavra “ética” vem do grego éthikos e significa o modo de ser. A ética pode ser entendida como a reflexão sobre o comportamento moral em diversas culturas. Por exemplos existem países onde a vaca é considerada sagrada e matá-la é considerado um crime, compete à ética pensar a origem dessa norma e não julgar moralmente esta cultura, diante do exposto como podemos diferenciar “moral” e “ética”?

a) Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.
b) Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses valores.
c) Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.
d) Moral é sinônimo de “ética aplicada”.
e) Todas as alternativas.

Questão 05
Descritor: O esforço da filosofia para compreender a realidade.

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As normas morais variam a depender da cultura e do período histórico. “Também podem ser questionadas e destituídas”. Isso significa que:

a) Nós não podemos pensar sobre as normas morais que são impostas.
b) Nós temos que concordar com as normas morais porque são as normas da nossa cultura.
c) A moral é um conjunto de valores pelos quais as pessoas guiam seus comportamentos e, por isso, está sujeita a mudanças a depender do país e do momento histórico em que as pessoas estão inseridas.
d) Não agimos de forma “moral” se obedecermos às regras que a sociedade estabelece.
e) Nenhuma das alternativas.

Questão 06

Descritor: Refletir sobre o papel do Estado.
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“Os homens não são maus, mas submissos aos seus interesses... Portanto, não é da maldade dos homens que é preciso se queixar, mas da ignorância dos legisladores que sempre colocam o interesse particular em oposição ao geral. […] Até hoje, as mais belas máximas morais não conseguem traduzir nenhuma mudança nos costumes das nações. Qual é a causa? É que os vícios de um povo estão se ouso falar, escondidos no fundo de sua legislação.” Helvetius.
Quais são as ideias principais contidas no fragmento acima?

a) Não há nenhuma relação entre as leis e os costumes, pois sãos os homens que fazem as leis que os beneficiam.
b) Para limitar os interesses humanos particulares, é preciso haver leis que prefiram os interesses gerais.
c) Os homens não buscam seus interesses e isso não significa que eles sejam maus;
d) Não há uma relação entre as leis e os costumes, pois as leis permitem ou impedem que os homens cometam erros.








Avaliação Diagnóstica 7° ano.

Questão 01
Descritor: Compreender o papel da ética e cidadania.

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A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Após compreendermos o conceito de ÉTICA, marque abaixo apenas a opção que NÃO explica o que ela é e o porquê da sua grande importância para a vida em sociedade.
a)           Ética é toda a forma de comportamento injusto e cruel, por isso, tem a sua importância na nossa vida.
b)           Ética é a área do saber que estuda o comportamento humano a partir dos valores morais, ou seja, através do estudo da ética que saberemos se as pessoas estão agindo com respeito aos direitos de todos e se aprenderam a conviver com as diferenças.
c)            O homem ético é aquele que cuida apenas de seus interesses e não se importa com a vida dos demais. Daí a importância de estudarmos a ética, se queremos construir uma sociedade mais justa.
d)           A ética, segundo a filosofia grega, é o estudo de todos os vícios humanos. Por isso ela é importante.
e)           Nenhuma das alternativas acima está correta.

Questão 02
Descritor: Como exercer a cidadania.

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Sobre o tema “Violência Doméstica”, marque abaixo apenas a opção INCORRETA, sobre os efeitos dessa violência e como podemos diminuir este grave problema em nossa sociedade.

a)           Violência doméstica é toda forma de agressão de pais contra seus filhos. As crianças não devem ser corrigidas, mas sim apoiadas em seus erros durante a infância. Apesar das consequências serem pouco graves, podemos diminuir esta violência fazendo sempre a vontade das crianças.
b)            A violência doméstica pode gerar graves consequências, como traumas, marcas físicas e até a morte. Ela atinge a todos os membros de uma família. Porém, é possível diminuir a violência com campanhas de conscientização, leis mais rigorosas e denúncia de tais crimes.
c)             A violência doméstica não é um assunto sem importância, mas ao contrário, merece toda a nossa atenção, pois sua consequência pode chegar até a morte de alguém. O diálogo e o amor familiar podem diminuir bastante este problema que atinge a muitos brasileiros e gente de todas as partes.
d)            A violência doméstica é um problema internacional e muito antigo, pois milhões de famílias já sofreram e sofrem com este grave problema. Mas quando melhoramos a nossa forma de nos comunicar e de cuidar não somente dos nossos interesses, melhoramos nossa convivência e diminuímos assim a violência.
e)           Nenhuma das alternativas está correta.

Questão 03
Descritor: Os direitos ao longo da história.

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 Quem viaja expande horizontes. Conhece novas pessoas, amplia laços afetivos e, acima de tudo, constrói memórias. Isso porque as situações às quais somos submetidos quando estamos longe da nossa zona de conforto – ou seja, nossa casa, trabalho, amigos e rotina – são capazes de nos desafiar, promovendo aprendizado e experiências que vão ser válidas para toda a vida. A valiosa possibilidade de dialogar com aqueles que nos são diferentes nos permitem:

a)           Conhecer menos, pois o diálogo nos leva ao total isolamento.
b)            Discutir todos os pontos de vista, reagindo sempre com violência.
c)            Conhecer novas culturas e ampliar nossa visão de mundo e conviver de maneira harmoniosa.
d)            Agir com preconceito, pois o diálogo não nos leva a conhecer melhor a identidade do outro.
e)           Nenhuma das alternativas acima está correta.

Questão 04
Descritor: Discutir as questões de desigualdade e igualdade.
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A palavra “ética” vem do grego éthikos e significa o modo de ser. A ética pode ser entendida como a reflexão sobre o comportamento moral em diversas culturas. Por exemplos existem países onde a vaca é considerada sagrada e matá-la é considerado um crime, compete à ética pensar a origem dessa norma e não julgar moralmente esta cultura, diante do exposto como podemos diferenciar “moral” e “ética”?

a) Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.
b) Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses valores.
c) Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.
d) Moral é sinônimo de “ética aplicada”.
e) Todas as alternativas.

Questão 05
Descritor: O esforço da filosofia para compreender a realidade.

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A investigação acerca da natureza humana originou-se na antiga filosofia grega. Sócrates foi quem iniciou a reflexão sobre o homem e sua capacidade de alcançar a verdade, o total entendimento da realidade. Segundo ele, o ponto principal a ser conquistado era o:

a)    Autoritarismo
b)    Autoconhecimento
c)     Amor próprio
d)     Amor pelos outros
e)    Superar os outros.

Questão 06
Descritor: Refletir a ética e cidadania.

A escola é um local privilegiado na transmissão desses valores, pois é nela que os alunos formam e desenvolvem seu caráter. Contudo, eles precisam ser motivados não só em sala de aula, mas fora dela, com bons exemplos, com histórias de decência, com valores e princípios. Portanto, a conscientização ética também precisa vir dos pais.
Mas, hoje, devido às redes sociais, à liberdade de expressão e um mundo cada vez mais complexo, fica difícil passar certos princípios para as crianças que, por sua vez, acabam destinando sua atenção para outras prioridades. Contudo, por meio de atitudes simples, professores conseguem superar esse desafio: ensinar o que é ética e deixar os alunos livres para se informar, criticar e falar o que pensam. A ética é construída por uma sociedade com base:

a)           Na genética que se passa por geração.
b)            Na educação que é dada nas escolas.
c)            Nos ensinamentos oferecidos nas faculdades.
d)           Nos meios de comunicação como TV e rádio.
e)           Nos valores históricos e culturais.






















Avaliação Diagnóstica 8° ano.

Questão 01
Descritor: Compreender o papel da ética e cidadania.

Diante do panorama em que vivemos como desenvolver o sentimento de pertencimento pelo vínculo da cidadania?  Como afastar a cegueira moral que nos torna inertes diante das desigualdades, da violência e corrupção? Como resolver a indiferença moral que nos conduz à perda de critérios? Como resolver a indiferença moral que nos conduz à perda de critérios e consequentemente ao comprometimento com as gerações futuras? A cidadania que não temos nos lega à orfandade de pais vivos em uma pátria mãe gentil. Mediante o texto acima, assinale o nome do sociólogo que defende a ideia de que se vive sob o império da cegueira moral:

a)           Zygmunt Bauman
b)           Roberto DaMatta
c)            Istvan Mézaros
d)           Perry Anderson
e)            Pierre Bourdieu

Questão 02
Descritor: Como exercer a cidadania.

Ser um cidadão significa possuir e exercer um conjunto de direitos importantes para desenvolvimento pessoal e que viabilizam a participação política nas escolhas coletivas. Mas que direitos são esses? São direitos cívicos, tais como igualdade perante a lei, liberdade física, liberdade de pensamento, liberdade de consciência e de religião, direitos à propriedade privada etc., direitos sociais tais como direito à proteção da infância digna, à saúde, ao lazer e educação. E seus direitos legitimados em nome de valores universais para aqueles que reconhecem um destino comum. Nesse sentido, assinale a alternativa que, corretamente, expressa o significado de cidadão:

a)           Cidadão é aquele que, ao viver na cidade, não têm direitos e nem deveres políticos.
b)           Cidadão é aquele que, ao viver na cidade, não tem direito e só deveres políticos.
c)           Cidadão é aquele que, ao viver na cidade ou no campo, têm direitos e deveres políticos.
d)           Cidadão é aquele que, ao não viver na cidade ou no campo, tem direitos e deveres políticos.
e)           Cidadão é, apenas, o ser político na democracia.

Questão 03
Descritor: Os direitos ao longo da história.

Resultado de imagem para mafalda e culturas
 Quem viaja expande horizontes. Conhece novas pessoas, amplia laços afetivos e, acima de tudo, constrói memórias. Isso porque as situações às quais somos submetidos quando estamos longe da nossa zona de conforto – ou seja, nossa casa, trabalho, amigos e rotina – são capazes de nos desafiar, promovendo aprendizado e experiências que vão ser válidas para toda a vida. A valiosa possibilidade de dialogar com aqueles que nos são diferentes nos permitem:

a)           Conhecer menos, pois o diálogo nos leva ao total isolamento.
b)            Discutir todos os pontos de vista, reagindo sempre com violência.
c)            Conhecer novas culturas e ampliar nossa visão de mundo e conviver de maneira harmoniosa.
d)            Agir com preconceito, pois o diálogo não nos leva a conhecer melhor a identidade do outro.
e)           Nenhuma das alternativas acima está correta.

Questão 04
Descritor: Refletir o papel da Cidadania.

Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios — esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”.
VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na Cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
a) Possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
b) Era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
c) Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
d) Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
e) Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.

Questão 05
Descritor: O esforço da filosofia para compreender a realidade.

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A investigação acerca da natureza humana originou-se na antiga filosofia grega. Sócrates foi quem iniciou a reflexão sobre o homem e sua capacidade de alcançar a verdade, o total entendimento da realidade. Segundo ele, o ponto principal a ser conquistado era o:

a)           Autoritarismo
b)            Autoconhecimento
c)             Amor próprio
d)            Amor pelos outros
e)           Superar os outros.

Questão 06
Descritor: Refletir a ética e cidadania.
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Os conceitos de moral e ética, embora sejam diferentes, são com frequência usados como sinônimos. Aliás, a etimologia dos termos é semelhante: moral vem do latim mos, moris, que significa “maneira de se comportar regulada pelo uso”, daí “costume”, e de moralis, morale, adjetivo usado para indicar o que é “relativo aos costumes”. Já ética vem do grego ethos, que tem o mesmo significado de “costume”.A ética é construída por uma sociedade com base:

a)           Na genética que se passa por geração.
b)            Na educação que é dada nas escolas.
c)            Nos ensinamentos oferecidos nas faculdades.
d)           Nos meios de comunicação como TV e rádio.
e)           Nos valores históricos e culturais.










Avaliação Diagnóstica 9° ano.

Questão 01
Descritor: Compreender o papel da ética e cidadania.

Aristóteles considerava que era melhor para a sociedade a soberania política ser entregue ao povo, como ocorre na democracia, do que a alguns homens notáveis, como na oligarquia ou aristocracia. Ele argumentava que, mesmo que um indivíduo isoladamente não fosse muito competente no ato de julgar, quando unido a outros cidadãos julga melhor, porque a união reúne as qualidades de cada um.
A vantagem da democracia, segundo o ponto de vista de Aristóteles, seria a de:

a) Combinar as qualidades de muitos e neutralizar seus defeitos.
b) Garantir que os defeitos do povo sejam corrigidos pela elite.
c) Proporcionar à maioria as vantagens da corrupção.
d) Permitir que os grandes homens falem em nome de todos.
e) Promover o anonimato das opiniões e decisões.

Questão 02
Descritor: Como exercer a cidadania.

A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.
(CORDI et al. Para filosofar)
O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como:

a)           Instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.
b)           Mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.
c)            Meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.
d)           Parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.
e)           Aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação a outras sociedades.

Questão 03
Descritor: Os direitos ao longo da história.

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“A ética exige um governo que defenda a igualdade entre os cidadãos, a qual constitui a base da pátria. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem em casa, mas vivem como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.”
(SILVA, R. R. Ética, defesa nacional, cooperação dos povos).
Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e a integração de indivíduos em uma sociedade. Segundo o texto, a ética corresponde a:

a)           Valores e costumes partilhados pela maioria da sociedade.
b)           Preceitos normativos impostos pela coação das leis.
c)            Normas próprias determinadas pelo governo de um país.
d)           Transferência dos valores familiares para a esfera social.
e)           Proibição da interferência de estrangeiros na pátria de cada um.

Questão 04
Descritor: O esforço da filosofia para compreender a realidade.

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As normas morais variam a depender da cultura e do período histórico. “Também podem ser questionadas e destituídas”. Isso significa que:

a) Nós não podemos pensar sobre as normas morais que são impostas.
b) Nós temos que concordar com as normas morais porque são as normas da nossa cultura.
c) A moral é um conjunto de valores pelos quais as pessoas guiam seus comportamentos e, por isso, está sujeita a mudanças a depender do país e do momento histórico em que as pessoas estão inseridas.
d) Não agimos de forma “moral” se obedecermos às regras que a sociedade estabelece.
e) Nenhuma das alternativas.

Questão 05
Descritor: O esforço da filosofia para compreender a realidade.

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Um cidadão é um indivíduo que pode participar no judiciário e na autoridade, isto é, nos cargos públicos e na administração política e legal.
(ARISTÓTELES. Política)
O termo “cidadania” é polissêmico. Pode-se depreender que, no texto de Aristóteles, a palavra “cidadão” significa “o indivíduo” que...

a)           Não contribui para melhorar as condições sociais dos mais desfavorecidos.
b)           Não se omite nas escolhas importantes da comunidade.
c)            Age em prol de um futuro melhor para toda a sua família.
d)            Não pode legalmente influenciar o futuro da comunidade.
e)           É reconhecido como exemplo para toda a sociedade.


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