Avaliações diagnósticas- Ética e Cidadania- Fundamental. Professora: Lis Santos
Avaliação Diagnóstica 6° ano.
Questão 01
Descritor: A relação da
sociologia com outras áreas do conhecimento.
Quantas pessoas mestiças nascidas no Brasil você conhece ou, pelo menos,
já viu? Quantas vezes você ouviu alguém dizer que...” meu avô era africano,
minha avó espanhola”, ou então...” meu pai é japonês e minha mãe é árabe”?
Quando representantes ‘tupiniquins’ participam de eventos esportivos ou
sociais, o que vemos são pessoas de diferentes raças, mas apenas um sangue e
somente uma paixão: o Brasil. O Brasil é um país que foi construído por:
a)
Somos todos uma única cor/raça, não há vários povos.
b)
Somos formados pelo povo português que foi o único que ficou no Brasil.
c)
O povo africano ao chegar no Brasil dominou esta terra e hoje só temos
estes.
d)
Os indígenas é a etnia que mais prevalece no Brasil
e)
O Brasil é construído por negros, brancos e índios
Questão 02
Descritor: Como exercer a cidadania.
A história mostra que o conceito de
família mudou ao longo do tempo. Mas de qualquer jeito, podemos dizer que,
embora tenha havido mudanças importantes na definição de família moderna, a
família nuclear ainda é a unidade social mais comum de um sistema social.
Na história da família, seja no pré ou na pós-industrial, a família permanece
como a unidade social ou núcleo básico de uma sociedade. A mudança mais
importante que se constatou na família
está baseada na migração das áreas rurais para as grandes cidades ou centros
urbanos da era industrial.
Sobre o importante papel das famílias na vida dos seres humanos, marque abaixo apenas a opção CORRETA:
Sobre o importante papel das famílias na vida dos seres humanos, marque abaixo apenas a opção CORRETA:
a) Quando a violência faz parte do dia a dia de uma família, a convivência
com as outras pessoas se torna mais fácil, e assim, conseguimos viver em paz.
b) A família é a principal responsável por
apresentar o mundo para as crianças e por ensiná-las a fazer as escolhas certas
ao longo de suas vidas.
c) A vida é sempre mais bela quando não amamos a nossa família.
d) O respeito pela vida, pelo mundo e pelas pessoas que existem neste
mundo não são coisas que aprendemos com a família, pois a família não pode nos
ensinar nada de positivo.
e) A família e os amigos jamais influenciam em nossa forma de pensar e
na nossa forma de agir.
Questão 03
Descritor: Os direitos ao
longo da história.
O ato de pensar é importante para todos nós, não só quando iremos fazer
algo, mais pensar é uma das maiores coisas que faz com que o ser humano consiga
realizar tarefas como ele deseja.
Analise bem a figura abaixo e marque a única opção INCORRETA, segundo o que nós aprendemos sobre a importância do ato
de pensar:
a) A figura quer nos lembrar que nós temos um cérebro e que pensar
depende dele. Na imagem a menina tem a sua cabeça vazia, o que pode significar
o pouco uso da capacidade de pensar e refletir.
b) O olhar de estranhamento do
gato revela que uma pessoa não possuir o cérebro trata-se de algo nem um
pouquinho comum. Logo, surge a dúvida.
c) A cabeça vazia quer dizer que a menina pensa muito em sua vida e que
ela não se esquece de refletir muito antes de tomar qualquer atitude. O cérebro
não representa a nossa capacidade de pensar.
d) Todos os homens e mulheres são capazes de realizar pensamentos,
simples ou complicados, antes de qualquer ação.
e) Das alternativas acima, a letra a é a primeira correta.
Questão 04
Descritor: Discutir as
questões de desigualdade
e igualdade.
A palavra “ética” vem do grego éthikos e significa o modo de ser. A ética pode ser entendida como a reflexão sobre
o comportamento moral em diversas culturas. Por exemplos existem países onde a
vaca é considerada sagrada e matá-la é considerado um crime, compete à ética
pensar a origem dessa norma e não julgar moralmente esta cultura, diante do
exposto como podemos diferenciar “moral” e “ética”?
a) Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.
b) Moral é um conjunto de valores, e Ética é a
reflexão sobre esses valores.
c) Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.
d) Moral é sinônimo de “ética aplicada”.
e) Todas as alternativas.
Questão 05
Descritor: O esforço da filosofia para compreender
a realidade.
As normas morais variam a depender da cultura e do período histórico. “Também
podem ser questionadas e destituídas”. Isso significa que:
a) Nós não
podemos pensar sobre as normas morais que são impostas.
b) Nós temos que concordar
com as normas morais porque são as normas da nossa cultura.
c) A moral é um conjunto de valores pelos quais as
pessoas guiam seus comportamentos e, por isso, está sujeita a mudanças a
depender do país e do momento histórico em que as pessoas estão inseridas.
d) Não
agimos de forma “moral” se obedecermos às regras que a sociedade estabelece.
e) Nenhuma das alternativas.
Questão 06
Descritor: Refletir sobre o
papel do Estado.
“Os homens não são maus, mas
submissos aos seus interesses... Portanto, não é da maldade dos homens que é
preciso se queixar, mas da ignorância dos legisladores que sempre colocam o
interesse particular em oposição ao geral. […] Até hoje, as mais belas máximas
morais não conseguem traduzir nenhuma mudança nos costumes das nações. Qual é a
causa? É que os vícios de um povo estão se ouso falar, escondidos no fundo de
sua legislação.” Helvetius.
Quais são as ideias principais contidas no fragmento acima?
a) Não há nenhuma relação entre as leis e os costumes, pois sãos os
homens que fazem as leis que os beneficiam.
b) Para limitar os interesses humanos particulares, é preciso haver leis
que prefiram os interesses gerais.
c) Os homens não buscam seus interesses e isso não significa que eles
sejam maus;
d) Não há uma relação entre as leis e os costumes, pois as leis permitem
ou impedem que os homens cometam erros.
Avaliação Diagnóstica 7° ano.
Questão 01
Descritor: Compreender o
papel da ética e cidadania.
A ética está associada ao estudo
fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em
sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções
estabelecidas por cada sociedade. Após compreendermos o conceito de ÉTICA,
marque abaixo apenas a opção que NÃO
explica o que ela é e o porquê da sua grande importância para a vida em
sociedade.
a)
Ética é toda a forma de comportamento injusto e cruel, por isso, tem a
sua importância na nossa vida.
b)
Ética é a área do saber que estuda o comportamento
humano a partir dos valores morais, ou seja, através do estudo da ética que
saberemos se as pessoas estão agindo com respeito aos direitos de todos e se
aprenderam a conviver com as diferenças.
c)
O homem ético é aquele que cuida apenas de seus interesses e não se
importa com a vida dos demais. Daí a importância de estudarmos a ética, se
queremos construir uma sociedade mais justa.
d)
A ética, segundo a filosofia grega, é o estudo de todos os vícios
humanos. Por isso ela é importante.
e)
Nenhuma das alternativas acima está correta.
Questão 02
Descritor: Como exercer a cidadania.
Sobre o tema “Violência Doméstica”,
marque abaixo apenas a opção INCORRETA, sobre os efeitos dessa violência e como
podemos diminuir este grave problema em nossa sociedade.
a)
Violência doméstica é toda forma de agressão de
pais contra seus filhos. As crianças não devem ser corrigidas, mas sim apoiadas
em seus erros durante a infância. Apesar das consequências serem pouco graves,
podemos diminuir esta violência fazendo sempre a vontade das crianças.
b)
A violência doméstica pode gerar
graves consequências, como traumas, marcas físicas e até a morte. Ela atinge a
todos os membros de uma família. Porém, é possível diminuir a violência com
campanhas de conscientização, leis mais rigorosas e denúncia de tais crimes.
c)
A violência doméstica não é um
assunto sem importância, mas ao contrário, merece toda a nossa atenção, pois
sua consequência pode chegar até a morte de alguém. O diálogo e o amor familiar
podem diminuir bastante este problema que atinge a muitos brasileiros e gente
de todas as partes.
d)
A violência doméstica é um
problema internacional e muito antigo, pois milhões de famílias já sofreram e
sofrem com este grave problema. Mas quando melhoramos a nossa forma de nos
comunicar e de cuidar não somente dos nossos interesses, melhoramos nossa
convivência e diminuímos assim a violência.
e)
Nenhuma das alternativas está correta.
Questão 03
Descritor: Os direitos ao
longo da história.
Quem
viaja expande horizontes. Conhece novas pessoas, amplia laços afetivos e, acima
de tudo, constrói memórias. Isso porque as situações às quais somos submetidos
quando estamos longe da nossa zona de conforto – ou seja, nossa casa, trabalho,
amigos e rotina – são capazes de nos desafiar, promovendo aprendizado e
experiências que vão ser válidas para toda a vida. A valiosa possibilidade de
dialogar com aqueles que nos são diferentes nos permitem:
a)
Conhecer menos, pois o diálogo nos leva ao total isolamento.
b)
Discutir todos os pontos de
vista, reagindo sempre com violência.
c)
Conhecer
novas culturas e ampliar nossa visão de mundo e conviver de maneira harmoniosa.
d)
Agir com preconceito, pois o
diálogo não nos leva a conhecer melhor a identidade do outro.
e)
Nenhuma das alternativas acima está correta.
Questão 04
Descritor: Discutir as questões
de desigualdade e
igualdade.
A palavra “ética” vem do grego éthikos e significa o modo de ser. A ética pode ser entendida como a reflexão sobre
o comportamento moral em diversas culturas. Por exemplos existem países onde a
vaca é considerada sagrada e matá-la é considerado um crime, compete à ética
pensar a origem dessa norma e não julgar moralmente esta cultura, diante do
exposto como podemos diferenciar “moral” e “ética”?
a) Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.
b) Moral é um conjunto de valores, e Ética é a
reflexão sobre esses valores.
c) Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.
d) Moral é sinônimo de “ética aplicada”.
e) Todas as alternativas.
Questão 05
Descritor: O esforço da filosofia para compreender
a realidade.
A investigação acerca da natureza humana originou-se na antiga filosofia
grega. Sócrates foi quem iniciou a reflexão sobre o homem e sua capacidade de
alcançar a verdade, o total entendimento da realidade. Segundo ele, o ponto
principal a ser conquistado era o:
a) Autoritarismo
b) Autoconhecimento
c) Amor próprio
d) Amor pelos outros
e) Superar os outros.
Questão 06
Descritor: Refletir a ética
e cidadania.
A escola é um local privilegiado na transmissão desses valores,
pois é nela que os alunos formam e desenvolvem seu caráter.
Contudo, eles precisam ser motivados não só em sala de aula, mas fora
dela, com bons exemplos, com histórias de decência, com valores e princípios.
Portanto, a conscientização ética também precisa vir dos pais.
Mas, hoje, devido às redes sociais, à liberdade de expressão e um mundo
cada vez mais complexo, fica difícil passar certos princípios para as
crianças que, por sua vez, acabam destinando sua atenção para
outras prioridades. Contudo, por meio de atitudes
simples, professores conseguem superar esse desafio: ensinar o que é ética e deixar os
alunos livres para se informar, criticar e falar o que pensam. A ética é
construída por uma sociedade com base:
a)
Na genética que se passa por geração.
b)
Na educação que é dada nas
escolas.
c)
Nos ensinamentos oferecidos nas faculdades.
d)
Nos meios de comunicação como TV e rádio.
e)
Nos valores históricos e culturais.
Avaliação Diagnóstica 8° ano.
Questão 01
Descritor: Compreender o papel
da ética e cidadania.
Diante do panorama em que vivemos como desenvolver o sentimento de
pertencimento pelo vínculo da cidadania?
Como afastar a cegueira moral que nos torna inertes diante das
desigualdades, da violência e corrupção? Como resolver a indiferença moral que
nos conduz à perda de critérios? Como resolver a indiferença moral que nos
conduz à perda de critérios e consequentemente ao comprometimento com as
gerações futuras? A cidadania que não temos nos lega à orfandade de pais vivos
em uma pátria mãe gentil. Mediante o texto acima, assinale o nome do sociólogo
que defende a ideia de que se vive sob o império da cegueira moral:
a)
Zygmunt Bauman
b)
Roberto DaMatta
c)
Istvan Mézaros
d)
Perry Anderson
e)
Pierre Bourdieu
Questão 02
Descritor: Como exercer a cidadania.
Ser um cidadão significa
possuir e exercer um conjunto de direitos importantes para desenvolvimento
pessoal e que viabilizam a participação política nas escolhas coletivas. Mas
que direitos são esses? São direitos cívicos, tais como igualdade perante a
lei, liberdade física, liberdade de pensamento, liberdade de consciência e de
religião, direitos à propriedade privada etc., direitos sociais tais como
direito à proteção da infância digna, à saúde, ao lazer e educação. E seus direitos
legitimados em nome de valores universais para aqueles que reconhecem um
destino comum. Nesse sentido, assinale a alternativa que, corretamente,
expressa o significado de cidadão:
a)
Cidadão é aquele que, ao viver na cidade, não têm direitos e nem deveres
políticos.
b)
Cidadão é aquele que, ao viver na cidade, não tem direito e só deveres
políticos.
c)
Cidadão é aquele que, ao viver na cidade ou no
campo, têm direitos e deveres políticos.
d)
Cidadão é aquele que, ao não viver na cidade ou no campo, tem direitos e
deveres políticos.
e)
Cidadão é, apenas, o ser político na democracia.
Questão 03
Descritor: Os direitos ao
longo da história.
Quem
viaja expande horizontes. Conhece novas pessoas, amplia laços afetivos e, acima
de tudo, constrói memórias. Isso porque as situações às quais somos submetidos
quando estamos longe da nossa zona de conforto – ou seja, nossa casa, trabalho,
amigos e rotina – são capazes de nos desafiar, promovendo aprendizado e
experiências que vão ser válidas para toda a vida. A valiosa possibilidade de
dialogar com aqueles que nos são diferentes nos permitem:
a)
Conhecer menos, pois o diálogo nos leva ao total isolamento.
b)
Discutir todos os pontos de
vista, reagindo sempre com violência.
c)
Conhecer
novas culturas e ampliar nossa visão de mundo e conviver de maneira harmoniosa.
d)
Agir com preconceito, pois o
diálogo não nos leva a conhecer melhor a identidade do outro.
e)
Nenhuma das alternativas acima está correta.
Questão 04
Descritor: Refletir o papel
da Cidadania.
Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto
de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não
devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios — esses tipos de vida
são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser
agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao
desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”.
VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na Cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.
VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na Cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.
O trecho, retirado da obra Política, de
Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
a) Possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
b) Era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
c) Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
d) Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
e) Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
a) Possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
b) Era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
c) Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
d) Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
e) Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Questão 05
Descritor: O esforço da filosofia para compreender
a realidade.
A investigação acerca da natureza humana originou-se na antiga filosofia
grega. Sócrates foi quem iniciou a reflexão sobre o homem e sua capacidade de
alcançar a verdade, o total entendimento da realidade. Segundo ele, o ponto
principal a ser conquistado era o:
a)
Autoritarismo
b)
Autoconhecimento
c)
Amor próprio
d)
Amor pelos outros
e)
Superar os outros.
Questão 06
Descritor: Refletir a ética
e cidadania.
Os conceitos de moral e ética, embora sejam diferentes, são com
frequência usados como sinônimos. Aliás, a etimologia dos termos é semelhante:
moral vem do latim mos, moris,
que significa “maneira de se comportar regulada pelo uso”, daí “costume”, e
de moralis, morale, adjetivo
usado para indicar o que é “relativo aos costumes”. Já ética vem do grego ethos, que tem o mesmo significado de
“costume”.A ética é construída por uma sociedade com base:
a)
Na genética que se passa por geração.
b)
Na educação que é dada nas
escolas.
c)
Nos ensinamentos oferecidos nas faculdades.
d)
Nos meios de comunicação como TV e rádio.
e)
Nos valores históricos e culturais.
Avaliação Diagnóstica 9° ano.
Questão 01
Descritor: Compreender o
papel da ética e cidadania.
Aristóteles considerava que era melhor para a sociedade a soberania política
ser entregue ao povo, como ocorre na democracia, do que a alguns homens
notáveis, como na oligarquia ou aristocracia. Ele argumentava que, mesmo que um
indivíduo isoladamente não fosse muito competente no ato de julgar, quando
unido a outros cidadãos julga melhor, porque a união reúne as qualidades de
cada um.
A vantagem da democracia, segundo o ponto de vista de Aristóteles, seria
a de:
a) Combinar as qualidades de muitos e neutralizar
seus defeitos.
b) Garantir que os defeitos do povo
sejam corrigidos pela elite.
c) Proporcionar à maioria as vantagens
da corrupção.
d) Permitir que os grandes homens falem
em nome de todos.
e) Promover o anonimato das opiniões e
decisões.
Questão 02
Descritor: Como exercer a cidadania.
A ética
precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente
retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A
ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por
todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A
relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela
soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir
da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática
política.
(CORDI et al. Para filosofar)
(CORDI et al. Para filosofar)
O Século XX
teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes
crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse
enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como:
a)
Instrumento de garantia da cidadania, porque
através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores
coletivos.
b)
Mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem
ser ético e virtuoso.
c)
Meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois
a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política
internacional se realiza.
d)
Parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses
e ação privada dos cidadãos.
e)
Aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca
dimensionar sua vinculação a outras sociedades.
Questão 03
Descritor: Os direitos ao
longo da história.
“A ética
exige um governo que defenda a igualdade entre os cidadãos, a qual constitui a
base da pátria. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem em casa, mas vivem
como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.”
(SILVA, R. R. Ética, defesa nacional,
cooperação dos povos).
Os
pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e a integração
de indivíduos em uma sociedade. Segundo o texto, a ética corresponde a:
a)
Valores e costumes
partilhados pela maioria da sociedade.
b)
Preceitos
normativos impostos pela coação das leis.
c)
Normas
próprias determinadas pelo governo de um país.
d)
Transferência
dos valores familiares para a esfera social.
e)
Proibição
da interferência de estrangeiros na pátria de cada um.
Questão 04
Descritor: O esforço da filosofia para compreender
a realidade.
As normas morais variam a depender da cultura e do período histórico. “Também
podem ser questionadas e destituídas”. Isso significa que:
a) Nós não
podemos pensar sobre as normas morais que são impostas.
b) Nós temos que concordar
com as normas morais porque são as normas da nossa cultura.
c) A moral é um conjunto de valores pelos quais as
pessoas guiam seus comportamentos e, por isso, está sujeita a mudanças a
depender do país e do momento histórico em que as pessoas estão inseridas.
d) Não
agimos de forma “moral” se obedecermos às regras que a sociedade estabelece.
e) Nenhuma das alternativas.
Questão 05
Descritor: O esforço da filosofia para compreender
a realidade.
Um cidadão é um indivíduo que pode participar no judiciário e na autoridade,
isto é, nos cargos públicos e na administração política e legal.
(ARISTÓTELES. Política)
(ARISTÓTELES. Política)
O termo “cidadania” é polissêmico. Pode-se depreender que, no texto de
Aristóteles, a palavra “cidadão” significa “o indivíduo” que...
a)
Não contribui para melhorar as condições
sociais dos mais desfavorecidos.
b)
Não se omite nas escolhas importantes da
comunidade.
c)
Age em prol de um futuro melhor para toda a
sua família.
d)
Não pode
legalmente influenciar o futuro da comunidade.
e)
É reconhecido como exemplo para toda a sociedade.
as respostas em vermelho são as corretas???
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