ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA
Todas as informações foram retiradas da pagina:
http://fio.edu.br/manualtcc/co/1_Estrutura_do_projeto_de_pesquisa.html, acesso:
04/11/2018 Apresentação do tema ou contextualização (não possui título ou numeração
específica)Inicialmente, é importante delimitar e localizar o tema, no tempo e no
espaço, definindo-o, com clareza e situando-o em seu momento histórico e
cultural. Se possível, também é valido fazê-lo de modo criativo, prendendo a
atenção do leitor, e provocando-lhe motivação e curiosidade para continuar a
leitura.É importante lembrar que, ao escolher o tema, o aluno deve levar em
consideração qual será o seu tempo disponível, o seu interesse e a determinação
para prosseguir seu estudo e terminá-lo (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 158).A inclusão das citações é obrigatória, apenas, se o aluno se basear nas
opiniões de outros autores.ConceitExemploEm tempos de globalização, é clara a percepção da necessidade do aumento
da qualidade de conhecimento que gere inteligência competitiva, dentro das
empresas que objetivam garantir seu lugar ao sol, no mercado. Se esta
característica é fundamental entre as organizações, imagine na vida pessoal de
cada indivíduo. A Administração, ciência que envolve princípios tão relevantes
como planejar, organizar, dirigir e controlar, deveria ser ensinada de modo
concomitante e, guardadas as devidas proporções, desde os primeiros contatos da
criança com o mundo do saber. Relevante também seria se, de modo paralelo,
fossem transmitidos aos pequenos aprendizes, saberes básicos e gradativos de um
conhecimento fundamental para a sobrevivência do ser humano, na vida adulta: a Economia.Problema de pesquisa (não possui título ou numeração específica)Na sequência, é importante estabelecer qual é o problema que se deseja
investigar, ou seja, ao definir o problema da pesquisa, determina-se o que
interessa e o que não interessa ao pesquisador, em função de seu objetivo.Segundo Lakatos e Marconi (2003, p. 159), “problema é uma dificuldade,
teórica ou prática, no conhecimento de alguma coisa de real importância, para a
qual se deve encontrar uma solução.”Portanto, o problema de pesquisa pode ser entendido como um
aprofundamento do tema, que deve ser apresentado da maneira mais clara e
objetiva possível, para facilitar o desenvolvimento do estudo.Para Gomides (2002), a maneira mais fácil e direta de se formular um
problema é fazê-lo em forma de pergunta, pois este modo permite identificar,
com mais facilidade, aquilo que se deseja pesquisar, separando o supérfluo do
essencial.Gil (1989, p. 52) apresenta alguns exemplos de problemas de pesquisa:a) « A propaganda de
cigarro pela TV induz ao hábito de fumar? »b) « Em que medida a
delinquência juvenil está relacionada à carência afetiva? »c) « Qual a relação entre
subdesenvolvimento e dependência econômica? »d) « Que fatores
determinam a deterioração de uma área urbana? »e) « Quais as possíveis
consequências culturais da abertura de uma estrada em território indígena? »f) « Qual a atitude dos
alunos universitários em relação aos trabalhos em grupo? »g) « Como a população vê a
inserção da Igreja nos movimentos sociais? »A formulação do problema não é uma tarefa tão simples, pois exige que o
estudante tenha algum conhecimento sobre o assunto e também criatividade. Para
auxiliar este processo, é importante que o aluno faça um estudo da literatura
existente a respeito do tema, converse com seus professores e com outras
pessoas que já possuam noção sobre o mesmo.Dica:Mais um exemplo:Partindo desta explanação, este trabalho levanta o seguinte problema:
como a educação no ensino fundamental, focalizando-se em aspectos
administrativos e econômicos, pode refletir, de modo eficiente, na formação de
um cidadão mais consciente quanto à administração de sua vida financeira?Após formular o problema, o próximo passo é propor as hipóteses, quando houver.Hipótese (não possui título ou numeração específica)A hipótese é uma suposta resposta para a resolução de um problema. Para
Gil (1989, p. 59), a hipótese sugere explicações para os fatos e elas podem ser
verdadeiras ou falsas. Sua comprovação ou reprovação pode ser feita por meio de
análise empírica, sendo esta a intenção da pesquisa científica.Conforme Cervo, Bervian e da Silva (2007), com exceção da pesquisa
exploratória, que não requer a formulação de hipóteses para serem testadas, as
supostas soluções para o problema auxiliam o cientista a escolher o caminho a
ser tomado para se investigar, testar e provar se as mesmas são verdadeiras ou
não.Saiba maisExemploCom base neste questionamento, este trabalho busca subsídios dentro do
contexto da educação formal, mais especificamente no Ensino (Fundamental ou
Médio), observar se o encontro entre as ciências da Educação, Administração e
Economia tem ocorrido de modo favorável à formação de futuros cidadãos mais
conscientes, não só na administração financeira, mas na conscientização de uso
e melhor aproveitamento dos recursos materiais disponíveis em suas vidas.Objetivos (colocar subtítulo em negrito e sem numeração)Os objetivos do estudo devem ser formulados de forma clara e precisa,
com verbos no infinitivo. É importante que o significado do verbo não seja ambíguo
ou passível de diferentes interpretações.Obviamente, os objetivos de um estudo estão relacionados com seu
problema ou questões, mas não se confundem, necessariamente, com os mesmos.Um objetivo é um alvo que se pretende atingir e sua definição é uma das
partes mais importantes no desenvolvimento do projeto. Existem alguns critérios
para a especificação dos objetivos, como pertinência ao estudo, clareza,
precisão e exequibilidade. (TOZONI-REIS, p.55, 2009).Os objetivos são divididos em gerais e específicos e, como foi dito, devem ser
apresentados com os verbos no modo infinitivo. Por exemplo: definir,
estabelecer, exemplificar, relatar, deduzir, analisar, classificar, comparar,
discutir, concluir, comprovar e outros.
Para Cervo, Bervian e da Silva (p. 75, 2007), o objetivo geral se
caracteriza por determinar de forma clara e objetiva a intenção de se realizar
a pesquisa.Objetivo Geral: o objetivo geral dá uma visão mais ampla sobre o que se deseja
pesquisar e aponta aonde o autor deseja chegar com seus estudos.
Objetivos Específicos: segundo Cervo, Bervian e da Silva (2007), “definir os objetivos
específicos significa aprofundar as intenções expressas nos objetivos gerais”.
Portanto, nesta parte, o autor deve expor suas metas para se chegar ao objetivo
geral da pesquisa. As metas consistem em várias etapas que devem ser realizadas
para que se consiga alcançar o resultado desejado.
AtividadeObjetivosPortanto, como objetivo, o presente trabalho visa a estudar as relações
existentes entre as ciências citadas, dentro de um ambiente acadêmico de
formação, buscando-se relatar procedimentos que, de algum modo, são elementos
que interconectam as respectivas ciências e contribuem, de modo sinergético,
para a vida pessoal, profissional e financeira dos indivíduos aqui analisados,
que se tornarão consumidores de produtos e serviços, de um modo mais
consciente.Justificativa (colocar subtítulo em negrito e sem numeração)Ainda, na Introdução, cabe explicar a relevância científica, social,
etc. do estudo. A justificativa consiste na apresentação das razões pelas quais
se busca realizar tal pesquisa.Para Marconi e Lakatos, a justificativa é de suma importância, pois é o
único item que expõe as respostas para o porquê de se realizar a pesquisa.
Aqui, devem-se apresentar de forma sucinta, mas completa, as razões de ordem
teórica e os motivos de ordem prática, que tornam importante a realização do
trabalho.RevisãoJustificativaEsta pesquisa justifica-se pelo aumento indiscriminado de endividamento
de pessoas que entram para o mercado de trabalho ou iniciam seus
empreendimentos, sem um real conhecimento da importância da administração
financeira de seus negócios. Muitas vezes, tentados pelo mercado financeiro a
obterem crédito rápido e desburocratizado, caem num ciclo interminável de
despesas desnecessárias e mal administradas, engrossando, assim, o filão de
empresas que não conseguem completar o primeiro ano de vida.Exemplo Total:Descrever aqui:Conceito
o tema do projeto e natureza (contextualização);DiO problema da pesquisa;
as hipóteses;
Atividade
os objetivosRevisão
a justificativa (relevância do tema)1 INTRODUÇÃOConceito
Em tempos de globalização, é clara a percepção da necessidade do aumento
da qualidade de conhecimento que gere inteligência competitiva, dentro das
empresas que objetivam garantir seu lugar ao sol, no mercado. Se esta
característica é fundamental entre as organizações, imagine na vida pessoal de
cada indivíduo. A Administração, ciência que envolve princípios tão relevantes
como planejar, organizar, dirigir e controlar, deveria ser ensinada de modo
concomitante e, guardadas as devidas proporções, desde os primeiros contatos da
criança com o mundo do saber. Relevante também seria se, de modo paralelo,
fossem transmitidos aos pequenos aprendizes, saberes básicos e gradativos de um
conhecimento fundamental para a sobrevivência do ser humano, na vida adulta: a Economia.Dica
Partindo desta explanação, este trabalho levanta o seguinte problema:
como a educação no ensino fundamental, focalizando-se em aspectos
administrativos e econômicos, pode refletir, de modo eficiente, na formação de
um cidadão mais consciente quanto à administração de sua vida financeira?Saiba mais
Com base neste questionamento, este trabalho busca subsídios dentro do
contexto da educação formal, mais especificamente no Ensino (Fundamental ou
Médio), observar se o encontro entre as ciências da Educação, Administração e
Economia tem ocorrido de modo favorável à formação de futuros cidadãos mais
conscientes, não só na administração financeira, mas na conscientização de uso
e melhor aproveitamento dos recursos materiais disponíveis em suas vidas.Atividade:ObjetivosPortanto, como objetivo, o presente trabalho visa a estudar as relações
existentes entre as ciências citadas, dentro de um ambiente acadêmico de
formação, buscando-se relatar procedimentos que, de algum modo, são elementos
que interconectam as respectivas ciências e contribuem, de modo sinergético,
para a vida pessoal, profissional e financeira dos indivíduos aqui analisados,
que se tornarão consumidores de produtos e serviços, de um modo mais
consciente.RevisãoJustificativaEsta pesquisa justifica-se pelo aumento indiscriminado de endividamento
de pessoas que entram para o mercado de trabalho ou iniciam seus
empreendimentos, sem um real conhecimento da importância da administração
financeira de seus negócios. Muitas vezes, tentados pelo mercado financeiro a
obterem crédito rápido e desburocratizado, caem num ciclo interminável de
despesas desnecessárias e mal administradas, engrossando, assim, o filão de
empresas que não conseguem completar o primeiro ano de vida.Este item consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já
existentes sobre o tema abordado, que pode ser em livros, artigos,
enciclopédias, monografias, teses, filmes, mídias eletrônicas e outros
materiais cientificamente confiáveis.O referencial teórico permite verificar o estado do problema a ser
pesquisado, sob o aspecto teórico e de outros estudos e pesquisas já realizados
(LAKATOS; MARCONI, 2003).Segundo Marion, Dias e Traldi (2002, p.38), “O referencial teórico
deve conter um apanhado do que existe, de mais atual na abordagem do tema
escolhido, mesmo que as teorias atuais não façam parte de suas escolhas.”O referencial teórico é que possibilita fundamentar, dar
consistência a todo o estudo. Tem a função de nortear a pesquisa, apresentando
um embasamento da literatura já publicada sobre o mesmo tema, demonstrando que
o(a) pesquisador(a) tem conhecimento suficiente em relação a pesquisas
relacionadas e a tradições teóricas que apóiam e cercam o estudo.Faz-se muito importante tomar cuidado, ao realizar as citações,
para que não se torne apenas uma cópia de ideias, mas, sim compreendam uma
análise sobre o tema, incluindo frases ou palavras próprias do autor da
pesquisa.A Metodologia é o tópico do projeto de pesquisa que abrange maior
número de itens, pois responde às seguintes questões: Como? Com quê? Onde?
Quanto? (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 221).No projeto de pesquisa, a seção da metodologia é
redigida com linguagem, essencialmente, no futuro, pois inclui a explicação de
todos os procedimentos que se supõem necessários para a execução da pesquisa,
entre os quais, destacam-se: o método, ou seja, a explicação da opção pela
metodologia e do delineamento do estudo, amostra, procedimentos para a coleta
de dados, bem como, o plano para a análise de dados.
O autor do projeto deverá especificar qual tipo de pesquisa foi
utilizado no desenvolvimento do estudo. Dentre as modalidades, pode-se
destacar:a)
b)
· estudos
descritivos: estuda e descreve características, propriedades ou relações
existentes na comunidade, grupo ou realidade pesquisada;
pesquisa
de opinião: procura descobrir as atitudes, pontos de vista e
preferências das pessoas, a respeito de algum tema, com o objetivo · de tomar
decisões. Esta modalidade visa a identificar falhas ou erros, descrever
procedimentos, descobrir tendências, reconhecer interesses e outros
comportamentos;· pesquisa
de motivação: tem o propósito de descobrir as razões inconscientes e
ocultas que levam, por exemplo, uma pessoa a consumir determinado produto, ou
que influenciam comportamentos e atitudes;
· estudo
de caso: pesquisa sobre determinado indivíduo, família, grupo ou
comunidade, para analisar aspectos variados sobre sua vida;
c)
· dados a
serem obtidos;
· forma de
obtenção dos dados;
· população
e amostra (quando for o caso);
· tratamento
e análise dos dados (como serão feitos);
· limitações
da pesquisa - pontos fracos que a pesquisa pode ter.
Atenção:Para
Trujillo (1982, p.229 apud BARROS; LEHFELD, 2000, p.75) a pesquisa de campo não
é, simplesmente, realizar uma coleta de dados, é preciso preestabelecer os
objetivos que discriminam o que deve ser realmente coletado. Recomenda-se
iniciar esta fase realizando uma pesquisa bibliográfica, para que o autor fique
ciente de tudo o que já foi relatado sobre o assunto que está sendo estudado.
Finaliza-se o projeto de pesquisa com as referências utilizadas
para a execução do mesmo, listando-as em ordem alfabética. Recomenda-se
consultar o item "Referências"
da Normatização, para ver a estruturação das
Referências com mais detalhes.
Fundamentação: ABNT NBR 6023:2011
ReferênciasReferência
é o conjunto padronizado de elementos que identificam os documentos citados no
trabalho.Deve-se
indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s)
prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Recomenda-se, tanto quanto
possível, o mesmo padrão para abreviação de nomes e sobrenomes, usados
na mesma lista de referências. Os nomes devem ser separados por
ponto-e-vírgula, seguido de espaço.
Os
elementos essenciais são: autor, título, edição, local, editora e data de
publicação, mas se for necessário podem-se acrescentar outros elementos.Alguns
exemplos utilizados neste manual foram retirados da ABNT NBR 6023:2002.Atenção:REFERÊNCIAS
(obrigatório)As
referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se
identificar individualmente cada documento, em espaço simples, separadas entre
si por um espaço simples em branco e ordenadas alfabeticamente.
a)
Lembre-se:GIL,
Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa Social. 2.
ed. São Paulo: Atlas, 1989.
SÃO PAULO
(Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento
Ambiental. Estudo de impacto ambiental – EIA, Relatório de impacto
ambiental – RIMA: manual de orientação. São Paulo, 1989.
48 p. (Série Manuais).
IBICT. Manual
de normas de editoração do IBICT. 2. ed. Brasília, DF, 1993. 41
p.
b)
Lembre-se:CERVO,
Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia
científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
DAMIÃO,
Regina Toledo; HENRIQUES, Antonio. Curso de direito
jurídico. São Paulo: Atlas, 1995.
c)
Lembre-se:PASSOS,
L. M. M.; FONSECA, A.; CHAVES, M. Alegria de saber: matemática,
segunda série, 2, primeiro grau: livro do professor. São Paulo: Scipione, 1995.
136 p.
d)
Lembre-se:URANI, A.
et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o
Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.
e)
Lembre-se:ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação
e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
UNIVERSIDADE
DE SÃO PAULO. Catálogo de teses da Universidade de São
Paulo, 1992. São Paulo, 1993. 467 p.
f)
Lembre-se:SÃO PAULO
(Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Diretrizes
para a política ambiental do Estado de São Paulo. São
Paulo, 1993. 35 p.
BRASIL.
Ministério da Justiça. Relatório de atividades. Brasília,
DF, 1993. 28 p.
Se houver
duplicidade de nomes, deve-se acrescentar no final a unidade geográfica que
identifica a jurisdição, entre parênteses.Lembre-se:BIBLIOTECA
NACIONAL (Brasil). Relatório da Diretoria-Geral: 1984.
Rio de Janeiro, 1985. 40 p.
BIBLIOTECA
NACIONAL (Portugal). O 24 de julho de 1833 e a
guerra civil de 1829-1834. Lisboa, 1983. 95 p.
g)
Lembre-se:FERREIRA,
Léslie Piccolotto (Org.). O fonoaudiólogo e a escola. São
Paulo: Summus, 1991.
MARCONDES,
E.; LIMA, I. N. de (Coord.). Dietas em pediatria clínica. 4.
ed. São Paulo: Sarvier, 1993.
MOORE, W.
(Ed.). Construtivismo del movimiento educacional: soluciones.
Córdoba, AR.: [s.n.], 1960.
LUJAN,
Roger Patron (Comp.). Um presente especial. Tradução
Sonia da Silva. 3. ed. São Paulo: Aquariana, 1993. 167 p.
h)
Lembre-se:TURANO,
J. C.; TURANO, L. M. Fatores determinantes da oclusão em prótese total. In:
______. Fundamentos de prótese total. 4. ed.
São Paulo: Quintessence, 1998. cap. 13.
SANTOS,
F. R. dos. A colonização da terra do Tucujús. In: ______. História
do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. cap. 3, p.
15-24.
i)
Lembre-se:ROMANO,
Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História
dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p.
7-16.
REGO, L.
L. B. O desenvolvimento cognitivo e a prontidão para a alfabetização. In:
CARRARO, T. N. (Org.). Aprender pensando. 6.
ed. Petrópolis: Vozes, 1991. p. 31-40.
j)
Lembre-se:COSTA, V.
R. À margem da lei. Em Pauta, Rio de
Janeiro, n. 12, p. 131-148, 1998.
GURGEL,
C. Reforma do Estado e segurança pública. Política
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TOURINHO
NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex,
Brasília, DF, ano 1, n. 1, p. 18-23, fev, 1997.
MANSILLA,
H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia
de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos
Aires, v. 24, n. 2, primavera, 1998.
SEKEFF,
Gisela. O emprego dos sonhos. Domingo, Rio de
Janeiro, ano 26, n. 1344, p. 30-36, 3 fev, 2002.
m) artigos
não assinados de periódicosLembre-se:TÍTULO do
artigo. Título do periódico (abreviado ou não) local,
volume, número, páginas iniciais e finais, mês e ano.
Lembre-se:AS 500
maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica, Rio de
Janeiro, v. 38, n. 9, set, 1984. Edição especial.
MÃO-DE-OBRA
e previdência. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Rio de
Janeiro; v. 7, 1983. Suplemento.
n)
Lembre-se:NAVES, P.
Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São
Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.
LEAL, L.
N. MP fiscaliza com autonomia total. Jornal
do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999.
o)
Lembre-se:MORGADO,
M. L. C. Reimplante dentário. 1990. 51 f. Trabalho de
Conclusão de Curso (Especialização) – Faculdade de Odontologia, Universidade
Camilo Castelo Branco, São Paulo, 1990.
ARAUJO,
U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades
de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985.
102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)–Fundação Escola de Sociologia
e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.
ALENTEJO,
Eduardo. Catalogação de postais. 1999. Trabalho
apresentado como requisito parcial para aprovação na Disciplina Catalogação
III, Escola de Biblioteconomia, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
1999.
p)
Lembre-se:IUFOST
INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON CHEMICAL CHANGES DURING FOOD PROCESSING, 1984,
Valencia. Proceedings... Valencia: Instituto de
Agroquímica y Tecnología de Alimentos, 1984.
q)
BRASIL.
Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Diário
Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder
Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.
BRASIL.
Decreto-lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943. Lex: coletânea
de legislação: edição federal, São Paulo, v. 7, 1943. Suplemento.
BRASIL. Código
civil. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.
BRASIL.
Congresso. Senado. Resolução no 17, de 1991. Coleção
de Leis da República Federativa do Brasil,
Brasília, DF, v. 183, p. 1156-1157, maio/jun, 1991.
BRASIL.
Constituição (1988). Emenda constitucional nº 9, de 9 de novembro de
1995. Lex: legislação federal e marginália, São
Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez, 1995.
Se for
necessário, podem-se acrescentar elementos complementares à referência para
identificar melhor o documento.Lembre-se:SÃO
PAULO (Estado). Decreto nº 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Dispõe sobre a
desativação de unidades administrativas de órgãos da administração direta e das
autarquias do Estado e dá providências correlatas. Lex: coletânea
de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.BRASIL.
Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em
operações de importação, e dá outras providências. Diário
Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder
Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.
BRASIL.
Decreto-lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943. Aprova a consolidação das leis do
trabalho. Lex: coletânea de legislação: edição
federal, São Paulo, v. 7, 1943. Suplemento.
BRASIL. Código
civil. Organização dos textos, notas remissivas e índices por
Juarez de Oliveira. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.
BRASIL.
Congresso. Senado. Resolução nº 17, de 1991. Autoriza o desbloqueio de Letras
Financeiras do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, através de revogação do
parágrafo 2º, do artigo 1º da Resolução nº 72, de 1990. Coleção
de Leis da República Federativa do Brasil,
Brasília, DF, v. 183, p. 1156-1157, maio/jun, 1991.
BRASIL.
Constituição (1988). Emenda constitucional nº 9, de 9 de novembro de 1995. Dá
nova redação ao art. 177 da Constituição Federal, alterando e inserindo
parágrafos. Lex: legislação federal e marginália, São
Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez, 1995.
r)
Lembre-se:SILVA,
Luiz Inácio Lula da. Luiz Inácio Lula da Silva:
depoimento [abr. 1991]. Entrevistadores: V. Tremel e M. Garcia. São Paulo: SENAI-SP,
1991. 2 cassetes sonoros. Entrevista concedida ao Projeto Memória do SENAI-SP.
t)
Lembre-se:KOBAYASHI,
K. Doença dos xavantes. 1980. 1 fotografia.
Se for
necessário, podem-se acrescentar outros elementos complementares à referência.Lembre-se:KOBAYASHI,
K. Doença dos xavantes. 1980. 1 fotografia, color.,
16 cm x 56 cm.
FRAIPONT,
E. Amilcar II. O Estado de S. Paulo, São
Paulo, 30 nov. 1998. Caderno 2, Visuais. p. D2. 1 fotografia, p&b. Foto
apresentada no Projeto ABRA/Coca-cola.
LEVI,
R. Edifício Columbus de propriedade de Lamberto Ramengoni à Rua da
Paz, esquina da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio: n.
1930-1933. 1997. 108 f. Plantas diversas. Originais em papel vegetal.
DATUM
CONSULTORIA E PROJETOS. Hotel Porto do Sol São Paulo: ar
condicionado e ventilação mecânica: fluxograma hidráulico, central de água
gelada. 15 jul. 1996. Projeto final. Desenhista: Pedro. N. da obra:
1744/96/Folha 10.
u)
ALVES,
Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books,
2000. Disponível em:
<http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/
navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002, 16:30:30.
Lembre-se:MORFOLOGIA
dos artrópodes. In: ENCICLOPÉDIA multimídia dos seres vivos. [S.l.]: Planeta
DeAgostini, c1998. CD-ROM 9.POLÍTICA.
In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 1998.
Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlDLPO>. Acesso em: 8 mar. 1999.SÃO PAULO
(Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em
matéria de meio ambiente. In: _____. Entendendo
o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1. Disponível em:
<http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm>. Acesso em: 8 mar. 1999.
Lembre-se:VIEIRA,
Cássio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo
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M. L. Crimes da era digital. .Net, Rio de
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P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. Dataveni@, São
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WINDOWS
98: o melhor caminho para atualização. PC
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Lembre-se:SILVA,
Ives Gandra da. Pena de morte para o nascituro. O
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Disponível em: <http://www.diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 28 nov.
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Lembre-se:CONGRESSO
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Lembre-se:LEGISLAÇÃO
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ed. Brasília, DF: Senado Federal, 1999. 1 CDROM. Inclui resumos padronizados
das normas jurídicas editadas entre janeiro de 1946 e agosto de 1999, assim
como textos integrais de diversas normas.BRASIL. Regulamento
dos benefícios da previdência social. In: SISLEX: Sistema de Legislação,
Jurisprudência e Pareceres da Previdência e Assistência Social. [S.l.]:
DATAPREV, 1999. 1 CD-ROM.BRASIL.
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TOSELLO”. Base de Dados Tropical. 1985. Disponível em:
<http://www.bdt.fat.org.br/acaro/sp/>. Acesso em: 30 maio 2002.
Atenção:Para
sobrenomes que indicam parentesco - Filho, Júnior, Neto, Sobrinho: coloca-se
primeiro o sobrenome que antecede o grau de parentesco; Exemplo: TOURINHO NETO,
F. C. Dano ambiental. Consulex, Brasília, DF, ano 1, n. 1, p. 18-23, fev. 1997.
Exemplo:TOURINHO
NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex,
Brasília, DF, ano 1, n. 1, p. 18-23, fev. 1997.
Atenção:Nomes de
autores, entidades, etc. de várias obras referenciadas sucessivamente, na mesma
página, podem ser substituídos, nas referências seguintes à primeira, por um
traço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto.
Exemplo:ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520:
informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de
Janeiro, 2002.
_____. NBR
14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro,
2011.
_____. NBR
15287: informação e documentação: projeto de pesquisa. Rio de Janeiro,
2011.
Atenção:Fontes de
mesmo autor ou homônimo e com mesmo ano de publicação: deve-se acrescentar a
letra do alfabeto junto ao ano de publicação.
Exemplo:ALVES, J.
R. M. A história da EAD no Brasil. In:
LITTO, Frederic M.; FORMIGA, M. (Orgs.). Educação
à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009a.
p. 9-13.
ALVES, L.
Um olhar pedagógico das interfaces do Moodle. In: ALVES, L.; BARROS, D.; OKADA,
A. (Orgs). MOODLE Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso. Salvador. 2009b.
Disponível em:
<http://www.moodle.ufba.br/file.php/1/Moodle_1911_web.pdf>. Acesso em: 10
mar. 2015.
Atenção:Fontes de
mesmo autor - colocar do mais recente ao mais antigo.
Exemplo:MORAN, J.
M. Modelos e avaliação do ensino superior a distância no Brasil. Revista
ETD – Educação Temática Digital da Unicamp, v. 10,
n. 2, 2009. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/modelos1.htm>.
Acesso em: 09 mar. 2015.
MORAN, J.
M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas.
In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas
tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013. p.
11-65.
« pesquisa bibliográfica: é desenvolvida a partir de materiais publicadas em livros, artigos, dissertações e teses. Ela pode ser realizada independentemente ou pode constituir parte de uma pesquisa descritiva ou experimental. Segundo Cervo, Bervian e da Silva (2007, p.61), a pesquisa bibliográfica “constitui o procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema.”; »Atenção:REFERENCIAL TEÓRICO (este tópico deve ser numerado por 2)MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA (este tópico deve ser numerado por 3)Se a pesquisa bibliográfica for realizada com o objetivo de colher informações a respeito de um problema, para o qual, busca-se uma resposta, ou a respeito de uma hipótese que se quer experimentar, ela constitui parte de uma pesquisa descritiva ou experimental.
« pesquisa descritiva: para Cervo, Bervian e da Silva (2007, p.61), este tipo de pesquisa ocorre quando se registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos, sem manipulá-los (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, p. 79, 2007). »1. Segundo Barros e Lehfeld (2000, p.71) por meio de pesquisas descritivas, procura-se descobrir com que frequência um fenômeno ocorre, sua natureza, suas características, causas, relações e conexões com outros fenômenos. De acordo com Cervo, Bervian e da Silva (2007, p.62), esta modalidade de pesquisa pode assumir diversas formas, como as destacadas, a seguir:
« pesquisa documental: é realizada uma investigação, por meio de documentos, com o objetivo de descrever e comparar os costumes, comportamentos, diferenças e outras características, tanto da realidade presente, como do passado; »d)
« pesquisa experimental: ocorre quando manipula-se diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo. A manipulação de variáveis proporciona o estudo da relação entre as causas e os efeitos de determinado fenômeno. (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007, p.61). Para Gil (1989, p.73), “de modo geral, o experimento representa o melhor exemplo de pesquisa científica”; »e)
« pesquisa exploratória: esta pesquisa não requer a formulação de hipóteses para serem testadas, ela se restringe por definir objetivos e buscar mais informações sobre determinado assunto de estudo, portanto ela seria um passo inicial para o projeto de pesquisa. A pesquisa exploratória é recomendada quando há pouco conhecimento sobre o problema a ser estudado (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007, p.61). »Após apresentar o tipo de pesquisa, devem ser especificadas as técnicas de pesquisa de campo, descrevendo quais instrumentos serão utilizados para obter os dados da pesquisa. As técnicas para se colher os dados podem ser questionários, entrevistas, documentos, formulários, observações, etc.Em síntese, a metodologia deve conter os seguintes tópicos:· tipo de pesquisa;
« obras com apenas um autor: segue o modelo proposto abaixo: »Lembre-seSOBRENOME, Nome. Título da obra: subtítulo (se houver). x. ed. Local: Editora, ano.
« obras com dois autores: os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço. »Lembre-se:SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título da obra: subtítulo (se houver). ed. Local: Editora, ano.
« obras com três autores: os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço. »Lembre-seSOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título da obra: subtítulo (se houver). x. ed. Local: Editora, ano.
« obras com mais de três autores: indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão “et al”. »Lembre-se:SOBRENOME, Nome et al. Título da obra: subtítulo (se houver).ed. Local: Editora, ano.
« autor entidade coletiva »Lembre-se:NOME DA ENTIDADE. Título da obra. Local, ano. número de paginas
« órgãos governamentais »Lembre-se:LOCAL (país, Estado ou cidade). Nome do órgão. Nome do departamento. Título da obra. Local, ano. número de páginas.
« obra com organizador, editor, coordenador, etc.: »Lembre-se:SOBRENOME, Nome (Ed.) Título da obra: subtítulo (se houver). x. ed. Local: Editora, ano. número de páginas.
«partes de um livro do mesmo autor (capítulos, trechos, fragmentos, volumes) »Lembre-se:SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In:______. Título da obra. x. ed. Local: Editora, ano. nº. da página inicial e final do capítulo.
« partes de um livro com diferentes autores (o autor do capítulo é diferente do autor do livro) »Lembre-se:SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título da obra. x. ed. Local: Editora, ano. nº. da página inicial e final do capítulo (xx-xx).
« autoria desconhecida »Lembre-se:TÍTULO. ed. Local: Editora, ano.Lembre-se:DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1993. 64 p.k)
«publicação periódica como um todo (jornais, revistas, etc.) »Lembre-se:TÍTULO DO PERIÓDICO. Local: Editora, volume, número, mês e ano. nº de páginas do fascículoLembre-se:REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939.BOLETIM GEOGRÁFICO. Rio de Janeiro: IBGE, 1943-1978. Trimestral.SÃO PAULO MEDICAL JOURNAL. São Paulo: Associação Paulista de Medicina, 1941- Bimensal. ISSN 0035-0362.l)
«artigo de revista, boletim, etc. »Lembre-se:SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da revista (abreviado ou não) Local, volume, número, páginas iniciais e finais, mês e ano.
«artigo e/ou matéria de jornal »Lembre-se:SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do jornal, local, dia mês e ano. Seção, caderno ou parte do jornal, páginas iniciais e finais.
«dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso »Lembre-se:SOBRENOME, Nome. Título da dissertação, tese ou TCC. Data. Total de folhas. Dissertação, Tese ou Trabalho de Conclusão de Curso (Área) - Faculdade, Universidade, cidade.
«trabalhos apresentados em Congressos, Simpósios, Conferências, Workshops, Encontros e outros Eventos »Lembre-se:SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado: subtítulo (se houver). In: TÍTULO DO CONGRESSO, n.º, ano, local. Anais... ou Resumos... ou Proceedings... Local: Editora, data. Páginas iniciais e finais.
«leis e decretos »Os elementos essenciais são: jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas), título, numeração, data e dados da publicação. No caso de Constituições e suas emendas, entre o nome da jurisdição e o título, acrescenta-se a palavra Constituição, seguida do ano de promulgação, entre parênteses.Lembre-se:SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.
« imagens em movimento (filmes, videocassetes, DVD e outros) »Lembre-se:TÍTULO: subtítulo (se houver). Créditos (diretor, produtor e outros). Local: Produtora, data. Especificação do suporte em unidades físicas.Lembre-se:OS PERIGOS do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. São Paulo: CERAVI, 1983. 1 videocassete.Se for necessário, podem-se acrescentar outros elementos complementares à referência.Lembre-se:OS PERIGOS do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. Coordenação de Maria Izabel Azevedo. São Paulo: CERAVI, 1983. 1 videocassete (30 min), VHS, son., color.entrevista gravada »Lembre-se:NOME DO ENTREVISTADO. Título da entrevista. Nomes dos Entrevistadores. Local: Editor, ano. especificação do suporte. Outras informações importantes.
« fotografias, desenhos, gravuras, ilustrações, transparências, cartazes, diapositivos entre outros. »Lembre-se:SOBRENOME, Nome. Título (quando não existir, deve-se atribuir uma denominação ou a indicação [Sem título], entre colchetes). Data. especificação do suporte
«obras consultadas em meio eletrônico (CD-ROM, internet, etc.) »Devem-se acrescentar as informações relativas à descrição física do meio eletrônico. Se a obra for consultada online, é essencial incluir as informações sobre o endereço eletrônico, colocado entre os sinais < >, precedido da expressão “Disponível em:” e a data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:” opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.Atenção:Não é recomendado referenciar material eletrônico de curta duração nas redes, por isso torna-se importante citar a data e horário do acesso.Lembre-se:KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.
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