Um tantinho de jazz!

Quando se principia amar os que chamam de clássicos? Quando você afina teus gostos? E como adorar a música mais fina dos pretos? Como afinar na tua vida a coisa mais elegante que é o Jazz? Buscando... Descobrindo... Desenhando...
Sempre me deparei com amigas e amigos da Faculdade de Filosofia e Ciências humanas da Bahia que iam ao MAM- Museu de Arte Moderna, para escutar Jazz, e sempre resisti e dei preferência em ficar em casa curtindo as músicas antigas de Milton Nascimento, sacudindo a cabeça com Beto Guedes e deixando o coração se contorce com Caetano Veloso e assim segui, feliz e fechando os olhinhos.
Depois de muito tempo e visita a casa destes amigos e amigas, percebi, com meu olhos afiados de uma  antropóloga efêmera, que nenhum tinha um único CD ou arquivo de mp3 de Jazz, sempre pensava: Ela gosta de jazz ou gosta de achar que gosta de Jazz? A quem estas pessoas enganam? Aos gostos ou desgostos de uma representação mal elaborada?
Gostar de Jazz é um status? Ou está naquele meio e balbuciar vogais é o status? Esta semana conversando com um grande pianista Mauricio Lourenço, me deparo nesta minha crise e nesta minha resistência de escutar Jazz, não tive vergonha e confessei: Eu nunca escutei Jazz, Misericórdia!
Senti um pouco de embaraço, tão engajada com o movimento negro, tão disposta a viver na militância e desconhecia estas raízes. Conversando, ainda, com este músico que transpira notas musicais, abri o jogo e alertei que não só desconhecia da nossa primazia negroide como fui ignorante a ponto de não desejar conhecer. De forma muito sábia e direta, ele confessa: Gostar de Jazz é sinônimo de ser intelectual, mas isso para mim não significa nada. Então deduzi: Gostar de jazz para consolidar o ser intelectual, pode, todavia perceber e escutar, isso são outros quinhentos.
Lourenço conta um pouco sobre a história do Jazz e do Blues, e a questão do lamento deste estilo musical e da perfeição e amadurecimento do outro estilo e afirma que muita gente escuta, mas desconhece o que cada um significa e da importância destes estilos para comunidade negra, seria um ouvir no vazio de um intelectualismo barato.
Estou disposta a escutar, comecei do zero, pela história, mas agora escolhi alguns CD’s e vou começar por Miles Davis e posteriormente por Billie Holiday, posso está errada, posso estar começando pelo mais difícil, mas o que não é fácil é mentir para si mesmo e fingir que gosta de Jazz.
Aqui jaz uma socióloga que faz diferença e escuta Jazz!

Elisia Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A união do rebanho faz o leão ir dormir com fome. (Provérbio africano)

Avaliações diagnósticas- Ética e Cidadania- Fundamental. Professora: Lis Santos

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA