Capitulo II: Educação física: a busca da legitimação pedagógica.
Resenha.
BRACHT,
Valter. Educação física e aprendizagem social. 2. ed. Porto Alegre: Magister,
1997. Capítulo 2, parte I, pg. 33-42.
Por:
Elisia Santos.
Capitulo II: Educação física: a busca da
legitimação pedagógica.
Bracht de inicio pretende compreender
neste capitulo a importância da Educação Física no currículo escolar, e porque
é legitimo ter está disciplina na grade escolar, além de explicar o que seria
está matéria.
Conceitualmente a educação física seria
uma “prática pedagógica que tem tematizado elementos da esfera da cultura
corporal/movimento” (BRACHT,
1997). O autor relembra que esta matéria
era antes focada na ginastica e num segundo momento em esportes diversos.
O conteúdo
das aulas depende muito da relação direta ou indireta com os projetos
educacionais hegemônicos de cada época e sua relevância politica e cultura em
determinada sociedade. Para o autor a escolha da ginástica, por exemplo,
relembra um papel higienista atribuído à educação física no inicio do século.
Esta falta de afinação pedagógica deixaria o
profissional indefinido no mercado de trabalho. Há uma inconsistência no que
tange a epistemologia da disciplina, que só desfavorece a regulamentação da
carreira.
É preciso legitimar a educação física,
ou seja:
(...)
apresentar argumentos plausíveis para a sua permanência ou inclusãi no currículo
escolar, apelando exclusivamente para a força dos argumentos, declinando do
argumento da força (que é o que acontece quando um regime autoritário “legaliza”
alguma prática social). Esta legitimação precisa integrar-se e apoiar-se
discursivamente numa teoria da Educação. (BRACHT, 1997).
Esta legitimação nada mais é que
determinar as funções atribuídas à disciplina: Educação Física. Compreendendo-a
como uma formar de cuida da saúde biológica: higiene, funções orgânica.
A metodologia das aulas não deve ser a
partir do desenvolvimento da criança, mas, uma leitura sistemática da sociedade
atual, projetando o que desejamos. Assim, a pedagogia da Educação Física
concentra-se no aperfeiçoamento da práxis.
Esta teoria fundamentaria a prática no currículo
escolar, definindo a função e os conteúdos a ser tratado, teorizar uma
metodologia e explicitar uma avaliação do ensino. Concluindo os pedagogos tem
como missão propor teorias para fundamentar a Educação Física na escola,
compreendendo está disciplina como importante para as atividades escolares e
para uma sociedade como todo.
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