Capitulo II: Educação física: a busca da legitimação pedagógica.

Resenha.

BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. 2. ed. Porto Alegre: Magister, 1997. Capítulo 2, parte I, pg. 33-42.
Por: Elisia Santos.

Capitulo II: Educação física: a busca da legitimação pedagógica.

Bracht de inicio pretende compreender neste capitulo a importância da Educação Física no currículo escolar, e porque é legitimo ter está disciplina na grade escolar, além de explicar o que seria está matéria.
Conceitualmente a educação física seria uma “prática pedagógica que tem tematizado elementos da esfera da cultura corporal/movimento” (BRACHT, 1997).  O autor relembra que esta matéria era antes focada na ginastica e num segundo momento em esportes diversos.
O conteúdo das aulas depende muito da relação direta ou indireta com os projetos educacionais hegemônicos de cada época e sua relevância politica e cultura em determinada sociedade. Para o autor a escolha da ginástica, por exemplo, relembra um papel higienista atribuído à educação física no inicio do século.

 Esta falta de afinação pedagógica deixaria o profissional indefinido no mercado de trabalho. Há uma inconsistência no que tange a epistemologia da disciplina, que só desfavorece a regulamentação da carreira.
É preciso legitimar a educação física, ou seja:

(...) apresentar argumentos plausíveis para a sua permanência ou inclusãi no currículo escolar, apelando exclusivamente para a força dos argumentos, declinando do argumento da força (que é o que acontece quando um regime autoritário “legaliza” alguma prática social). Esta legitimação precisa integrar-se e apoiar-se discursivamente numa teoria da Educação. (BRACHT, 1997).  

Esta legitimação nada mais é que determinar as funções atribuídas à disciplina: Educação Física. Compreendendo-a como uma formar de cuida da saúde biológica: higiene, funções orgânica.
A metodologia das aulas não deve ser a partir do desenvolvimento da criança, mas, uma leitura sistemática da sociedade atual, projetando o que desejamos. Assim, a pedagogia da Educação Física concentra-se no aperfeiçoamento da práxis.
Esta teoria fundamentaria a prática no currículo escolar, definindo a função e os conteúdos a ser tratado, teorizar uma metodologia e explicitar uma avaliação do ensino. Concluindo os pedagogos tem como missão propor teorias para fundamentar a Educação Física na escola, compreendendo está disciplina como importante para as atividades escolares e para uma sociedade como todo.


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