Desvendando a educação.
A educação é um desvendar de si, é
completar conhecimento com práxis e práxis com reforma curricular.
Quando fui convidada para dar aula sobre
sociologia do trabalho temia ser um assunto enfadonho e repleto de sonos
vespertinos. Como trabalhar fordismo, taylorismo, toyotismo e não causar náuseas?
Como não dar aula sobre modos de produção e não passar Tempos modernos?
Filmes que todo mundo já assistiu, temas
que todos haviam visto na escola, e como apresentar isso mais uma vez?
Desvendar este segredo não seria tirar coelhos da cartola ou usar perucas
coloridas, significa foco e cronograma.
Pensar sala de aula, vai para além da
vocação, não acredito em educadores natos, que desde de pequenos dão aula para
bonecas e assim nasceu professor, ninguém nasce nada, mal nascemos humanos,
segundo Freire a educação deve proporcionar contextos
formativos que sejam adequados para que os educandos possam se fazer autônomos,
pois o homem não nasce homem, ele se forma homem pela
educação. Por isso educação é formação.
Educação é construção, é se encontrar, é
mergulhar no rio desconhecido e desprotegido, o primeiro dia de aula sempre
será mistério, quem estará lá para te acolher? Quem estará lá para te convencer
que merece um ponto e que precisa sair mais cedo?
Sala de aula é o educador com seu conhecimento
e o mundo de cada educando:
O que quero dizer é que a educação, como formação, como processo
de conhecimento, de ensino, de aprendizagem, se tornou, ao longo da aventura no
mundo dos seres humanos uma conotação de sua natureza, gestando-se na história,
como a vocação para a humanização [...] (FREIRE, 2003a, p. 20).
É preciso atuar nesta área sem
arrependimentos, com muita crítica, mas com uma certeza de que sala aula é
política, é vida, é terapia, é trabalho.
Precisamos apostar na educação, e
apostar nos professores, educadores, e valorizá-los com salários fortuitos,
porque amor com dor é pecado.
Elisia
Santos.
Referência
bibliográfica.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 6ª ed. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
_____. A importância do ato de ler. 45ª ed. São Paulo: Cortez, 2003b.
_____. À sombra desta mangueira. 2ª ed. São Paulo: Olho d’água: 1995.
_____. A importância do ato de ler. 45ª ed. São Paulo: Cortez, 2003b.
_____. À sombra desta mangueira. 2ª ed. São Paulo: Olho d’água: 1995.
Comentários
Postar um comentário
Vamos discutir, refletir, sociologar!