Quando as disfunções cerebrais afetam a aprendizagem?
PARTE II.
Quando
as disfunções cerebrais afetam a aprendizagem?
Para ocorrer à aprendizagem
é necessário: atenção, desejo, emoção, afeto e humor. Este processo é interno,
contudo existem situações externas que pode prejudicar o individuo, contudo deixaremos
isso para o final do texto.
A aprendizagem
depende da conexão entre os detritos de diferentes neurônios, por isso a inteligência
não está no numero de neurônios, mas sim na quantidade de conexões que estes
estabelecem entre si, via detritos.
Para uma boa aprendizagem
é preciso ter acesso à cultura, experiências, começar desde criança o hábito da
leitura e escrita e um retorno adequado de profissionais do que se está fazendo,
contudo há causas usuais de dificuldade de aprendizagem, são elas:
1.
Fora
do sistema nervoso central: questões habitacionais, sanitárias,
higiene, nutrição, professores não adequados, etc;
2.
Neurológicos
periféricos: Distúrbios visuais, auditivos, táteis;
3.
Neurológicos
centrais transitórios: Carência cultural, pobreza, falta
de estímulo, privações lúdicas;
4.
Neurológicos
centrais permanentes: Síndromes genéticas, mentais,
autismo, paralisia cerebral.
Por conta dessas
disfunções é necessário a intervenção da psicopedagogia, evitando assim maiores
problemas no processo de aprendizagem e levando em consideração que o aprender é
um processo complexo, mas que podemos instrumentalizar os indivíduos para um
sucesso a médio ou longo prazo.
Referências
bibliográficas:
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/28863/quando-as-disfuncoes-cerebrais-afetam-a-aprendizagem#ixzz3PxTHjW9F. Visualizado no dia 26 de janeiro de 2015.
http://luanalinhares.blogspot.com.br/2011/02/quando-as-disfuncoes-cerebrais-afetam.html.
Visualizado no dia 26 de janeiro de 2015.
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