Quando as disfunções cerebrais afetam a aprendizagem?

PARTE II.

Quando as disfunções cerebrais afetam a aprendizagem?

Para ocorrer à aprendizagem é necessário: atenção, desejo, emoção, afeto e humor. Este processo é interno, contudo existem situações externas que pode prejudicar o individuo, contudo deixaremos isso para o final do texto.
A aprendizagem depende da conexão entre os detritos de diferentes neurônios, por isso a inteligência não está no numero de neurônios, mas sim na quantidade de conexões que estes estabelecem entre si, via detritos.
Para uma boa aprendizagem é preciso ter acesso à cultura, experiências, começar desde criança o hábito da leitura e escrita e um retorno adequado de profissionais do que se está fazendo, contudo há causas usuais de dificuldade de aprendizagem, são elas:


1.                  Fora do sistema nervoso central: questões habitacionais, sanitárias, higiene, nutrição, professores não adequados, etc;
2.                  Neurológicos periféricos: Distúrbios visuais, auditivos, táteis;
3.                  Neurológicos centrais transitórios: Carência cultural, pobreza, falta de estímulo, privações lúdicas;
4.                  Neurológicos centrais permanentes: Síndromes genéticas, mentais, autismo, paralisia cerebral.
Por conta dessas disfunções é necessário a intervenção da psicopedagogia, evitando assim maiores problemas no processo de aprendizagem e levando em consideração que o aprender é um processo complexo, mas que podemos instrumentalizar os indivíduos para um sucesso a médio ou longo prazo.

Referências bibliográficas:

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