Desenvolvimento, cognição e afetividade.

FICHAMENTO PARA ESTUDO.



  • A afetividade como mola que impulsiona a aprendizagem, Piaget.
  • O aluno precisa ser afetado.
  • Luckesi, com o coração fechado, não conseguimos fazer nada de qualidade. 7
  • Teoria Ambientalista , fundador John B. Watson, fundador do movimento comportamentalista. Embasado pela experiência com animais. os fatores externos são mais importantes que os internos. na sala de aula, observar os comportamentos indesejáveis, para depois planejar algo melhor.
  • Teoria ambientalista: o desenvolvimento humano nada mais é que o resultado de aprendizagens acumuladas no decorrer da vida.
  • A teoria inatista valoriza a hereditariedade, aquilo que é inato ao ser humano. 10
  • Ao nascer já traríamos na herança genética qualidades e capacidades básicas do ser humano. 10
  • Estudiosos da teoria Inatista são médicos e tendem a valorizar aspectos fisiológicos, estruturais do ser humano. 11
  • A educação é um processo de dentro para fora.
  • a escola aflora o potencial do aluno.
  • Na inter-relação entre fatores  internos e externos, nasce a teoria interacionista.
  • O ser humano como ativo, utilizando objetos para conhecer, aprender e desenvolver.
  • Principais interacionistas: Piaget e Vygotsky
  • Piaget, a criança é ativa e age espontaneamente no meio, dedicou  a compreensão do desenvolvimento cognitivo e sua teoria ficou conhecida como construtivismo.
  • Vygotsky, valoriza o sujeito na ação e interação situado no contexto sócio- histórico- cultural. 13
  • O fenômeno de aprender possui componente intelectual como também emocional.17
  • Aprender é uma ação que transforma um estado anterior e se dá em forma de processo contínuo.
  • Para Freud a criança transfere os sentimentos dos pais para os próximos ensinantes. 19
  • A criança precisa de cuidados da mãe  e do pai, a escola deverá ser o segundo lugar.
  • A proposta da psicopedagogia é criar uma ponte entre indivíduo e a aprendizagem, para aprender é necessário ser visto, ouvido e ser amado. 21
  • O processo de aprender supõe a presença de quatro fatores, 22: Organismo: individual herdado; corpo: construído através das suas experiências; inteligência : auto construída interacionalmente; desejo: energia, pulsão, inconsciente.22
  • A aprendizagem é um processo individual, objetivo e subjetivo. 24
  • Não há aprendizagem que não passe pelo corpo. 22

  • O profissional deve observar as atitudes conscientes de seus aprendentes. 26
  • A teoria de Freinet está alicerçado em quatro pilares: Cooperação, Comunicação, Documentação e afetividade.
  • Nesta teoria reúne a diversidade de estratégias educativas, respeita a modalidade de aprendizagem do educando, considera as condições afetivas no aprender e favorece a independência do pensamento tão favorável à autoria do sujeito. 26
  • Ensinar é possibilitar variadas combinações na vida, transformar o que está à sua volta. 27
  • O psicopedagogo se propõe a orientar o processo de aprendizagem intervindo preventiva, terapêutica e institucionalmente. 28
  • O processo de ensino- aprendizagem inclui também a não- aprendizagem.31
  • o não saber se tece continuamente com o saber
  • Problema de aprendizagem: Baixo rendimento em áreas do conhecimento.
  • Dificuldade de aprendizagem: conflitos da criança com o campo metodológico, familiar, orgânico e social.
  • Transtorno de aprendizagem:  Comorbidades: transtornos e doenças. Comprometimento específico de alguma habilidade.34
  • O psicopedagogo precisa encorajar: sujeito, família e escola.
  • A relação com a autoridade está muito mais vinculada à afetividade do que com a relação de poder. 38
  • O professor é o mediador da aprendizagem e o aluno é quem se responsabiiliza pelos objetivos referentes. 40
  • Movimento contínuo de construção do ser humano, independente de ser ensinante ou aprendente.40
  • Segundo Alves, para construção de novos caminhos para aprender e ensinar é preciso: confiar, respeitar, solidarizar, confraternizar, compreender e amar. 42
  • As pessoas são iguais em dignidade e direitos, mas diferentes quanto à inteligência e emoções.
  • É preciso ter cuidado com as profecias autorrealizadoras, o s professores não devem projetar nos alunos estereótipos. Os alunos não correspondem ao desejo inconsciente dos professores. 45
  • Casos de saúde são médicos, questões emocionais terapeutas e quem domina o processo de aprendizagem é o educador.
  • O caminho do Afeto é o melhor caminho. 46
  • A Sexualidade infantil, Freud, diz respeito a todo ato que produz prazer, satisfação ao corpo da criança. 47
  • Freud chama de pulsões parciais os prazeres dirigidos ao próprio corpo, que não buscará um outro corpo, como acontecerá por ocasião do desenvolvimento da genitalidade. 48
  • Pulsão sexual nada mais é que o conjunto das pulsões parciais. 48
  • O papel da educação para Freud, desempenha e ajuda no processo de dessexualização do que é sexual. 49
  • Complexo de castração é um conceito , Freud, que caracteriza o momento  que as crianças procurem entender por que alguns perderam seu pênis. 52
  • Complexo de édipo implica no enamoramento da criança pelo progenitor do sexo oposto. 53
  • A mola propulsora do desenvolvimento intelectual é sexual. 54
  • O professor inconscientemente transfere para determinado aluno: experiências, traumas, desejos e expectativas. 56
  • A criança vivencia sintomas físicos: dor de cabeça, vômitos,diarreia, são doenças psicossomáticas. 56
  • Teoria de Piaget: Psicologia cognitivista, o sujeito como um ser ativo e autônomo. No processo de construção tem aspectos cognitivo, moral, social, afetivo. O eixo central é a interação entre o organismo e o meio.Os estágios de desenvolvimento: Sensório motor ( percepção de si mesma e do mundo à sua volta), pré-operatório ( construção do mundo), operatório concreto ( processos mentais e discrimina objetos) e operatório formal ( pensamento lógico e dedutivo) 62
  • Os processos de desenvolvimento: Maturação, exercitação, aprendizagem social e equilibração.
  • Vygotsky.  Os homens são situados no tempo e espaço. A sustentação do sócio-construtivismo ou sócio- interacionismo. 63
  • Fatores são: Mediação, linguagem, cultura e processo de interiorização.
  • O sujeito não conhece e ainda não é capaz de fazer sozinho, é possível produzir aberturas de possibilidades, ele determinou zona de desenvolvimento proximal. 64
  • A zona de desenvolvimento proximal ( AQUILO que a criança faz sozinha e a distancia que ela faz com a intervenção do adulto) situa-se entre a zona de desenvolvimento real ( conhecimento que a pessoa possui) e a zona de desenvolvimento potencial (FAZ SOZINHA). 65
  • O professor é um elemento responsável de oportunizar a aprendizagem significativa. 67
  • Transtorno do ajustamento é uma relação mal adaptativa a curto prazo. Um estressor psicossocial.
  • Três fatores: Natureza do estressor, significados conscientes e inconscientes e vulneralidade do paciente.
  • Agressividade é distúrbio de conduta quando há ataque, destruição e hostilidade.
  • Fobia escolar é o medo persistente e excessivo de um objeto ou situação. Três tipos: fobia simples( restringe a um único sintoma), fobia social ( eventos) e agorafobia ( medo de lugares, falta de segurança). 72
  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade- TDAH, transtorno geralmente de ínicio precoce, tende a apresentar antes dos 7 anos, impressão de sempre muito atarefados, inquietação. 74
  • Transtorno de ansiedade: nervosismo, tremores, tensão muscular, sudorese, sensação de cabeça leve, palpitações, tonturas e desconforto epigástrico.75




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