A psicopedagogia e seu papel!

Para entender o papel da psicopedagoga e como auxiliar o educando para superar problemas de aprendizagem é importante entender a história da psicopedagogia. Esta é uma ciência nova, nasce na Europa no século XIX com o papel de cuidar de crianças com comportamentos inadequados e com dificuldade de aprendizagem. Ela se estrutura na aglutinação de outras áreas: psicologia, pedagogia, medicina, fonoaudiologia entre outras.
Quando chega ao continente americano, adquire algumas especificidades, nos EUA na segunda década do século XX, chega para os centros de delinquentes infantis e na Argentina ela adentra e se torna pioneira na formação universitária.
A Argentina com Jorge Visca, considerado o pai da psicopedagogia, estrutura o instituto de psicopedagogia e começa a pensar do diagnostico e tratamento. O Brasil recebe influencia direta, não apenas pela proximidade geográfica, mas pela pactuação curricular. Começa-se a pensar no desmembramento da psicologia e da pedagogia, do comprometimento e revisão curricular, em especializações, qualificação de educadores e pesquisar o tema de forma mais aprofundada.
Os educadores começam a perceber crianças que antes era só birra, chatice ou má educação, como indivíduos que possuem algum transtorno e precisam de uma atenção e afeto, as praticas são revistadas e a psicopedagogia interfere neste processo de aprendizagem.
Esta ciência surgiu na fronteira da psicologia com a pedagogia e vem atender a necessidade da criança com problemas de aprendizagem, refletir com a família e a escola e qualificar o educador, entender que para uma qualidade de aprendizagem precisa acompanhar e construir uma rede sólida e ciente dos processos.
O ato de aprender e ensinar tem que levar em consideração o meio no desenvolvimento da criança, precisa se considerar aspectos internos e externos. A criança ao voltar para realidade tem que retirar o saber, e cabe ao psicopedagogo trabalhar neste processo de construção do conhecimento, respeitando o tempo e autonomia do aprendente.
Sobre as técnicas de intervenção, estas poderão ser clinico- terapêutico ou preventiva, é justo que se possa utilizar as duas, que se possa fazer um acompanhamento médico e que se tenha praticas pedagógicas qualificadas para criança com algum tipo de dificuldade (conflitos naturais no campo metodológico, familiar, orgânico, social), problema (baixo rendimento numa área especifica) ou transtorno de aprendizagem (comorbidades).
A psicopedagogia é portadora de um trabalho multidisciplinar e tem como papel “encorajar” todos os envolvidos: família, criança e escola. Compreendendo que a criança que deverá ser o foco, precisa se sentir apoiado e dono do seu saber. Cabe ao profissional ser um mediador, um formador, pois cada um tem um processo diferente de inteligência e emoção e cada a este profissional múltiplo, entender a diversidade.

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