O afeto negro na educação.


Qual a responsabilidade do educador com as crianças negras que sofrem com o racismo nesta sociedade? Qual o papel do educador para diluir o machismo entre os colegas, de que forma qualificar educadoras para que possam compreender as diversas nuanças da aprendizagem?
Não existem respostas prontas, cada situação precisa ser analisada cuidadosamente e pensado de forma que podemos construir saídas para estas diversas situações. Deverás, podemos afirmar que a psicopedagogia tem um papel crucial para solver tais problemas.
A presença de uma psicopedagoga no ambiente escolar é fundamental no acompanhamento, diagnóstico e inclusão de crianças que sofrem ou sofreram com problemas a exemplo de hiperatividade, déficit de aprendizado, dislexia ou até mesmo abuso sexual, bullying e violência doméstica.
O educador tem o papel de formador, de humanização, muito mais do que passar o conteúdo e transformam crianças em tabuas rasas, estas possuem uma autonomia e é responsável pela aprendizagem, a criança é o ser da questão, o educador é apenas a ponte, o processo.
Contudo, para que isso aconteça é necessário confiança, respeito, solidariedade, confraternização, compreensão e amor.  Este sentimento é um dos ais importantes para ser empregado. O processo de aprendizagem é pluricausal e exigi atenção e muito afeto. A criança precisa interagir ter desejo pelo conteúdo, e o afeto é a mola que impulsiona a aprendizagem.
Uma sala aula estrutura é a que possui o afeto como base, o aprender possui componentes intelectuais e emocionais. E a criança negra acostumada a ser excluída da sociedade, teme o educador, porque nele reside o poder, contudo nele precisa estanciar o afeto, a aceitação e a valorização.
A escola é uma continuação da família e de toda sociedade, é o local que reconhece o sujeito ativo com diferentes tempos de aprendizagem e histórias diferentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ebós de Amor- Um capítulo da minha dissertação

Avaliações diagnósticas- Ética e Cidadania- Fundamental. Professora: Lis Santos

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA