Os negros e negras precisam ser duas vezes melhor!

Por muito tempo nos interrogamos de onde vem a inteligência e se ela pode ser desenvolvida ou estagnada. Não compreendemos como determinadas doenças atingem nossos familiares e como estes retrocedem nas suas habilidades cognitivas. São vários questionamentos e diversas respostas, mas não paramos para entender o cérebro, suas funções e como se dá o processo do conhecimento.
Para além desta discussões físicas, temos uma outra questão que é as ações afirmativas nas Universidades, muitos discutem a importância das cotas e o quanto esta é uma reparação para população negra, deverás, neste debate vem à tona o conceito de meritocracia e o movimentos social rebate com as desvantagens das e dos jovens negros na aprendizagem, isso realmente entra em voga? A população negra acaba sendo prejudicada por não adentrar os espaços públicos de nível superior por causa da sua história e educação?
Se todos são iguais biologicamente, todos não deveriam conseguir alcançar os mesmo espaços? E se não alcançam não seria fruto de incompetência e desmotivação do e da aluna? Se todos e todas tentarem adentrar neste espaço conseguiria? Por que uns conseguem e outros não? Estas perguntas são pontes para este texto, a partir destes questionamentos, que também são meus, distribuo neste texto uma linha condutora para responder estes encaminhamentos.
O cérebro integra nosso organismo com o meio, este é responsável por associar informações, decodificar, antecipar, resolver problemas e memorizar. Este é formado pela porção central que é composta pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo é protegido pelo crânio e é composto pelo cérebro, cerebelo, diencéfalo e tronco encefálico (mesencéfalo, formação reticular, ponte e bulbo) e a medula espinhal é protegida pelas vertebras que são compostas pela substancia cinzenta e substância branca.
Além disso é formado por bilhões de neurônios, que recebem o estímulo (neurônio sensitivo periférico) e cria uma resposta motora (neurônio motor periférico).
São os neurônios que promovem a inibição da atividade reflexiva e primitiva, senão seriamos cotidianamente reflexos, estes neurônios são chamados de interneurônios ou neurônios de associação. Estes se comunicam utilizando os prolongamentos curtos (dendritos) ou os longos (axônios) que funcionam com uma grande rede e cada novo estimulo gera um novo conhecimento, ampliando esta rede.
A inteligência, por ventura, não está no neurônio como algumas pessoas penas, mas nas redes criadas pelos dendritos. Sabe aquela conversa que quando nos unimos ficamos mais forte? Isso acontece também no nosso cérebro. Quanto mais se amplia a rede, mais relações se estabelecem e maior será a capacidade cognitiva, por isso a importância da leitura de livros, escrita de longos textos, escutar boas músicas, assistir bons filmes e ter uma rede de amigos que te construa, são recomendações saudáveis e te torna mais inteligente.
Para se absorver determinados assuntos é necessário que você conheça o objeto de alguma forma, o cérebro é mais inteligente com o que ele conhece, se não conhece, ele não fica operante. É preciso se abrir para diversidade, ampliar o horizonte, para entender mais das coisas. Um ótimo exemplo é o filme Colecionador de Ossos (2000) de Phillip Noyce, possuindo como elenco: Queen Latifah, Angelina Jolie Pitt, Denzel Washington entre outros, Lincoln Rhyme (Denzel Washington), um conceituado policial, tenta desvendar uma série de assassinatos e para isso era preciso compreender as pistas que o assassino deixava na cena do crime, este que a cada homicídio deixava um objeto que era pista do próximo local que ele cometeria o crime, mas para compreender qual seria este lugar, o policial precisava montar um quebra cabeça, porque tudo era muito desconexo e para ter esta dimensão do todo ele precisa conhecer os objetos e onde cada um destes se encontrava e aí está a chuva deste filme, Lincoln passava horas lendo livros, observando paisagens, vendo filmes, conhecendo as cidades, então ele poderia fazer tal conexão.
Nosso cérebro precisa de conexões e para isso precisamos de exercícios e para aprender precisamos de atenção, desejo, emoção, afeto e humor. Aprender precisa ser um hábito, um prazer.
Todas essas ações são controladas pelo cérebro e a comunicação neuronal acontece pela transmissão do impulso elétrico (criado no corpo da célula nervosa) utilizando os fios (dendritos e axônios), no final de cada prolongamento há estruturas denominas sinapses, onde se encontra as vesículas sinápticas, preenchidas com a substancias química denominadas neurotransmissores (NT), com a chegada do impulso elétrico as vesículas se rompem e os NT são lançados no espaço denominado de fenda sináptica, fazendo a transferência do estado elétrico em químico.
Para compreender melhor este processo, principalmente para quem faz a primeira leitura, vamos destrinchar:
• O neurônio pré-sináptico envia o estimulo elétrico e
• O neurônio pós-sináptico recebe o estimulo elétrico.

O pré-sináptico libera o NT que ativa ou inibe o pós-sináptico modificando o seu receptor, e o que determina a ativação ou inibição é a característica do NT em ter ação excitadora (adrenalina) ou inibidora (ácido gamaminobutírico- GABA). Por conta disso, o impulso elétrico determina a excitação ou depressão das funções encefálicas.
Os neurônios neste processo se organizam no sistema nervoso central (SNC) e no sistema nervoso periférico (SNP), estes são ativos e integra a informação transmitida por outros neurônios transformando-se em novas informações.
Estas novas e antigas informações são concentradas nos hemisféricos, que podem ser esquerdo ou direito. O esquerdo é responsável pela função da linguagem, escrita, fala, da praticidade das ações, do detalhamento das coisas, um lado da objetividade, onde se estima o tempo cronologicamente e retém a memória recente, enquanto o direito avalia o contexto, entonação e ritmo da fala, capta o simbolismo, percebe o humor e a estética, criatividade, percepção, intuição e subjetividade.
Os dois lado são importantes e nos permite entender o mundo, e todos nós possuímos estes lados. E o que nós faz diferentes são os processos do despertar cada um deles. O que faz que haja diferença é o que chamamos na psicopedagogia de: Janela de oportunidade. A diferença está no grau de estimulação de cada pessoa.
As dificuldades de aprendizagem são oriundas da carência cultural e o tratamento será sempre ler muito, falta de interesse e para reverter precisa de treino, distúrbio emocional e para resolver precisa de terapia, estresse e para tanto necessita mudar o estilo de vida e por fim, a idade avança necessita de uma boa alimentação, exercícios físicos, controle de pressão, atividades para os neurônios como leituras e viagens.
Deverás, percebendo todas estas dificuldades e não problemas ou distúrbios que é uma outra questão, onde negros e negras se encaixam? O que faltam então? E quando se percebe que tem três ou quatro dificuldades concomitantes? E este que acontece com tal população, por isso quando pessoas deste grupo racial alcançam um determinado nível intelectual, merece medalhas por pular obstáculos em maratonas de 100 metros.
O meio em que um estudante vive interfere no seu intelectual e a falta de recurso não irá contribuir para aprendizagem. Não adianta ter interesse se não tem um base sólida, é preciso driblar o cérebro e condicionar este que tudo está certo para que o processo de aprendizagem e acumulo aconteça e para isso precisamos ser duas vezes melhores.

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