As Máscaras negras que vestimos!

Resultado de imagem para pele que habito negraPensar o ser negro na nossa sociedade é discutir as representações forjadas sobre nós e de que forma interpretamos, por proteção, personagens sociais muitas vezes caricatos. Goffman (2009), em seu livro: A representação do eu na vida cotidiana utiliza da metáfora do teatro para abordar a questão das relações interpessoais. Na sua ótica, interpretamos de modo constante o papel que queremos transmitir, assumindo personagens e nos tornando atores e atrizes em um determinado encontro de interação social.
Pensando na representação do negro e da negra, sabemos quais papéis nos designa e de que forma querem que estejamos, a partir disso, temos duas saídas: confirmar os estereótipos ou abolir qualquer resquício do preto e preta de sorriso aberto e de corpo sexual.
 Aimé Césaire no Discurso sobre o Colonialismo aponta que foi um papel de Estado nos formar enquanto uma população com complexo de inferioridade, o tremor, a prostração, o desespero, o servilismo. Foi algo elaborado e ainda temos estas amarras, sem chaves e cheias de nós.
Contudo, não podemos esquecer que a população negra transcende todas as amarras e dores, e adentar o espaço universitário via ações afirmações, pensa e promulga leis, constrói Secretarias especializadas e se mantém raiz, como bem canta Nina Simone em Ain't Got No / I Got Life que podemos não ter dinheiro, vida, bebidas e comidas, mas temos nossa liberdade e os nossos próprios pés.
Elisia Santos

Referências bibliográficas:

 GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2009.
GOFFMAN, Erving.   A Situação Negligenciada.  In BT Ribeiro e P. Garcez (Eds.). Sociolinguística Interacional. São Paulo: Loyola, 2002. P 13.20
 FANON, Frantz. Os condenados da Terra. Minas Gerais: Editora UFJF, 2010.
FANON, Frantz.  Pele negra, máscaras brancas. Bahia: Editora Edufba, 2008.



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