Avaliação para Fundamental sobre Racismo
Avaliações para os colegas sociólogos ou de humanas que trabalham com questões raciais em sala de aula.
Questão
01
Leia
a tirinha abaixo:
O
preconceito racial ou racismo é algo muito sério que deve ser combatido todos
os dias, com base na tirinha você leu e nos assuntos discutidos em sala, o
personagem Armandinho conversa com seu pai sobre o Preconceito. O pai do menino
compara o preconceito à:
a)
uma droga
b)
um fruta
c)
uma animal
d)
Uma bola
e)
uma doença.
Questão
02
O Racismo é:
a)
Uma cor
b)
Um animal
c)
Uma fruta
d)
Um objeto
e)
Um problema
social.
Questão
03
Uma pessoa preconceituosa
pode ser tratada com:
a) Remédios
b) Atividade
física
c) Alimentação
d) Comprimidos
e) Educação
Questão
04
.O
Brasil é um país rico em diversidade que foi construído por:
a)
Marroquinos.
b)
Azuis e verdes
c)
Colombianos
d)
Sudaneses
e)
Negros, brancos e índios
Questão
05
Quando discriminamos uma
pessoa devido à sua cor de pele ou seu tipo de cabelo, estamos sendo...
a) Amigo
b) Colega
c) Companheiro
d) Parceiro
e) Racista
Questão
06
A forma de trabalho dos escravizados
no Brasil eram:
a) Boas.
b) Ótimas
c) Excelente
d) Humanas
e) Exploração.
6 ano
Questão
01
Racismo é uma maneira de
discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou
outras características físicas, de tal forma que umas se consideram
superiores a outras. Racismo é:
f)
Uma cor
g)
Um animal
h)
Uma fruta
i)
Um objeto
j)
Um problema
social.
Questão 02
Quantas
pessoas mestiças nascidas no Brasil você conhece ou, pelo menos, já viu?
Quantas vezes você ouviu alguém dizer que...” meu avô era africano, minha avó
espanhola”, ou então...” meu pai é japonês e minha mãe é árabe”? Quando
representantes ‘tupiniquins’ participam de eventos esportivos ou sociais, o que
vemos são pessoas de diferentes raças, mas apenas um sangue e somente uma
paixão: o Brasil. O Brasil é um país que foi construído por:
f)
Marroquinos.
g)
Azuis e verdes
h)
Colombianos
i)
Sudaneses
j)
Negros, brancos e índios
Questão
03
Como o
Preconceito pode ser transmitido?
a)
Por um vírus
b)
Por uma bactéria
c)
Pelos inimigos
d)
Pela comida.
e)
Pela sociedade.
Questão
04
O Preconceito pode ser
tratado com:
f) Remédios
g) Atividade
física
h) Alimentação
i) Comprimidos
j) Educação
Questão
05
Quando uma pessoa acredita
que a sua raça é melhor do que as outras, dizemos que essa pessoa é racista e a
esse tipo de crença damos o nome de:
a) Fascismo
b) Comunismo
c) Socialismo
d) Nazismo
e) Racismo.
Questão
06
Quando discriminamos uma
pessoa devido à sua cor de pele ou seu tipo de cabelo, estamos sendo...
f) Amigo
g) Colega
h) Companheiro
i) Parceiro
j) Racista
7 ano
Questão
01
A escravidão
foi:
a) Uma
fruta
b) Um
animal
c) Uma
doença
d) Um
objeto
e) Sistema
socioeconômico baseado na escravização de pessoas, no Brasil de negros.
Questão
02
A forma de trabalho dos escravizados
no Brasil eram:
f) Tranquilas.
g) Remuneradas
h) Favoráveis.
i) Humanas
j) Subordinação e exploração.
Questão
03
Uma das formas de resistência
do povo negro no Brasil foi através da(o):
a) Senzala.
b) Casa- Grande
c) Lavoura
d) Plantações.
e) Quilombos.
Questão
04
Um dos
grandes líderes do povo negro é?
a)
Brad Pitt
b)
Antonio Banderas
c)
Carlos Drummond
d)
D.
Pedro II
e)
Nelson Mandela
Questão
05
Se vocês discrimina
seu colega por causa da cor de pele ou seu tipo de cabelo, você estará sendo...
a) Amigo
b) Colega
c) Companheiro
d) Parceiro
e) Racista
Questão
06
A pessoa pode ter a pele diferente, o cabelo de outro
jeito, os olhos de uma forma que você nunca viu, contudo não podemos:
a) Apoiar
b) Amar
c) Cuidar
d) Respeitar
e) Discriminar
8 ano
Questão
01
O mito do escravo submisso
fez com que a sociedade de um modo geral não encarasse de frente a violência da
escravidão, fez com que os ouvidos se ensurdecessem aos clamores do movimento
negro, por direitos e por justiça.
Com base nisso, podemos
afirmar que a escravidão foi:
a) Uma mentira,
não existiu este processo no Brasil.
b) Uma
forma de todos se amarem
c) Uma
revolução do povo negro.
d) Uma
herança.
e) Sistema
socioeconômico baseado na escravização de pessoas, no Brasil de negros.
Questão
02
As condições de vida dos
escravos africanos eram terríveis, razão pela qual a média de vida útil deles
não ultrapassava os quinze anos. Com base nessa afirmação é correto afirmar
que a condição de trabalho dos escravizados eram:
k) Tranquilas.
l) Remuneradas
m) Favoráveis.
n) Humanas
o) Subordinação e exploração.
Questão
03
Os negros africanos reagiram
à escravidão das mais diversas formas: através das fugas, da luta armada, da
preservação dos cultos religiosos, da dança, da música. É correto afirmar
que uma das formas de resistência era através da(o):
f) Senzala.
g) Casa- Grande
h) Lavoura
i) Plantações.
j) Quilombos.
Questão
04
O apartheid
chegou ao fim quando um negro foi eleito presidente, em 1994. Mas antes de ser
presidente, ele foi um rebelde que lutou armado contra o regime sul-africano.
Qual o nome dele?
f)
Barack Obama.
g)
Lula
h)
Zumbi dos
Palmares.
i)
Thabo Mbecki.
j)
Nelson Mandela
Questão
05
Um dos
grandes personagens ligados à resistência negra no Brasil foi o último líder do
Quilombo dos Palmares na época da colônia. Qual o nome dele?
a)
Joaquim
Silvério do Reis
b)
Manoel Barbosa
c)
Martim
Lutero
d)
Osama
e)
Zumbi
dos Palmares
Questão
06
Um dos países que mais lutaram
contra o racismo foi a África do Sul. De 1948 a 1994, o país viveu o regime
conhecido como:
a)
Facismo
b)
Nazismo
c)
Socialismo
d)
Comunismo
e)
Apartheid
9 ano
Questão
01
A
cultura negra é estudada:
a) Como
folclore
b) Como
uma banda.
c) Como
parte de uma música
d) Oriunda
do povo branco.
e) Como
parte de uma população negra que veio do continente africano.
Questão
02
As
diferenças entre grupos etnoculturais:
a) Não
existe diferenças.
b) Todo
mundo é igual culturalmente.
c) O
Brasil é formado, apenas por portugueses e índios.
d) São mínimas.
e) São
bastante rico e mostradas como diversidade cultural brasileira.
Questão
03
Racismo
é a discriminação social baseada no conceito de que existem diferentes
raças humanas e que uma é superior às outras. Esta noção tem base em
diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços
do comportamento humano. Consiste em uma atitude depreciativa e
discriminatória não baseada em critérios científicos em relação a
algum grupo social ou étnico.
Leia a tirinha abaixo:
Na
tirinha que você leu, o personagem Armandinho conversa com seu pai sobre o
Preconceito. O pai do menino compara o preconceito à:
a) uma lesma
b) um sofrimento
d) um desvio de caráter
c) uma fruta
e) uma doença
Questão
04
Acredita-se
que, para fortalecer o relacionamento, a aceitação da diversidade étnica e o
respeito, a escola deve:
a) Não
promover o orgulho ao pertencimento racial de seus alunos.
b) Dar
atenção para as visões estereotipadas sobre o negro nos livros, nas produções e
nos textos do material didático.
c) Reforçar
preconceitos
d) Desfazer
do outro
e) Promover
maior conhecimento sobre as heranças culturais brasileiras.
Questão
05
A
trajetória histórica do negro é estudada:
a)
Não precisa ser estudada, pois não
existe negro no Brasil.
b)
Apenas em matemática.
c)
Nas disciplinas de artes e inglês.
d)
Não deve ser estudado.
e)
Em todas as disciplinas, mas principalmente
em: ética, história, geografia e português.
Questão
06
Acredita-se
que o racismo deve ser tratado:
a) Como
um problema de Ética.
b) Como
uma bobagem, pois isso não é problema.
c) Não
existe racismo no Brasil.
d) Como
uma dança.
e) Como
um problema social que deve ser resolvido pedagogicamente.
Comentários
Postar um comentário
Vamos discutir, refletir, sociologar!