Uma epidemia branca em corpos negros. .




Quem somos nós neste universo de corona vírus e epidemias? Acabei de ler o texto da professora Doutora Luciana Brito que saiu na revista Nexo, e mais uma vez fiquei orgulhosa de como nós negras conseguimos fazer uma síntese de forma coesa e inteligente das catástrofes sociais com embalsamento, polidez e sapiência. Adentrando numa seara de cunho popular, quantos filmes ou séries nós assistimos sobre zumbis, epidemias, vírus e Apocalipse? Qual lugar da população negra nesses filmes? Estamos vivos? Qual o nosso lugar agora?
Escrevo, pois, além de ser população de risco, sou uma mulher negra, asmática e temo por minha vida e dos meus e minhas! Além disso, o racismo não perdoa! Mais cedo me deparei em uma lanchonete em Feiras de Santana e quando solicitei da atendente álcool gel, de forma muito educada e com os olhos de cansaço disse que não tinha e o patrão dela, De forma muito dissimulada e presunçosa disse sorrindo “Esta negona não precisa, ela é retada e não vai pegar essas coisas”.
Não pegamos essas coisas? Era assim na escravidão quando nos passava sífilis para serem curados? É a galera que vem de fora e fica de quarentena com empregada e não liga se ela vai contrair o vírus? O que foi complexo de Monteiro Lobato, tia Nastácia não fica doente né? Não tem família, não corre risco. Somos os Heróis e heroínas da vez!  Estamos em tempo de cólera e mais uma vez é nós por nós, queridos e queridas, guarde seu perfume francês e suas lembranças de um euro para dar outro dia!
Nós pretos e pretas ainda precisamos viver muito para se ter justiça nesta sociedade. Resguardo, nos conhecemos este nome, vamos seguir a risca !!
Mestra Elísia Santos, a socióloga da sociologia preta mais necessária neste mundo.

Comentários

  1. Perfeita reflexão....nas ações da bronquitude, nossos corpos negros aguenta as diversas doenças.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita reflexão....nas ações da bronquitude, nossos corpos negros aguenta as diversas doenças.

    ResponderExcluir
  3. Permita-me indicar seu texto para meus alunos de Serviço Social. Necessária reflexão.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito querida. Tudo para os humanos. Nós ainda não somos considerados humanos para muitos.

    ResponderExcluir
  5. Lis querida, estamos pagando uma conta de quem foi se divertir no exterior sem pensar mas consequências. Ainda esse contexto, somos obrigados a trabalhar, a se aglomerar e temer a qualquer momento o contágio.
    Parabéns, mais um fã!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Elísia Santos, por compartilhar na íntegra, e no sentimento do momento uma experiência vivida na condição de mulher negra , e como uma representante desta população, a qual você tem conhecimento de nosso história, e este episódio não passou despercebido, deu origem, a um artigo que será refletido por muitos e muitas e provocará um esclarecimento e sensibilização, aos que desconhecem tal assunto. E foi tudo bem pertinho que aconteceu, ali em Feira de Santana, cidade de grande influência na Bahia, que tem na sua Capital a maior população negra fora da África. Eu estou aqui no Vale do Jiquiriçá na cidade de Laje, sou negro de cor e reconhecimento, temos uma grande parte de nossa população negra, muito nos interessa este artigo.

    ResponderExcluir
  7. O herpes é uma doença grave e recorrente que não pode ser curada por medicamentos ou injeções por médicos americanos, mas a melhor maneira de lidar com o herpes é tomando remédios naturais à base de plantas, eu li sobre DR JAMES, o grande herbalista que cura o herpes com seus poderosos remédio herbal. Entrei em contato com ele para descobrir como ele pode me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar em me ajudar com as ervas naturais de Deus! depois de dois dias em contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e me enviou via UPS SPEED POST e me buscou após 3 dias! Usei o remédio como ele me instruiu (MANHÃ E NOITE) e fui curada! é realmente como um sonho, mas estou muito feliz! para pessoas que sofrem das seguintes doenças, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, HPV, infecções, doença hepática, doenças auto-imunes, doença de Parkinson, lúpus e mais devem entrar em contato com você para obter seu remédio herbal, porque eu vivo testemunha e eu fui curado de herpes e seu remédio é legítimo. Enviei o que ele pediu e ele me enviou o remédio que tomei por 3 boas semanas e hoje estou aqui com um resultado negativo. quando fui fazer o teste, fiquei muito feliz depois de fazer o remédio.
    CONTATO DR JAMES PARA O E-MAIL DE CURA PERMANENTE: drjamesherbalmix@gmail.com LIGUE OU APLIQUE NO APLICATIVO +2348152855846

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos discutir, refletir, sociologar!

Postagens mais visitadas deste blog

A união do rebanho faz o leão ir dormir com fome. (Provérbio africano)

Avaliações diagnósticas- Ética e Cidadania- Fundamental. Professora: Lis Santos

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA