Formas da água.



Resultado de imagem para a forma da água
Existem quatro formas de se alcançar o conhecimento, através: da ciência, da filosofia, da religião e do senso comum. Normalmente somos embriagados pelo senso comum ou pela religião. E nenhum cientista ou filósofo está escape de emitir opiniões ou entrar em debates com bases rasas e intuitivas.
Não estou escape!
Todos os anos meu coração palpita de felicidade com os filmes indicados ao Oscar. Confesso, tenho uma paixão por cinema e sempre sonhei estar naquele lugar, mesmo sem saber o que significava.

Quando a lista é anunciada busco assistir todos os filmes para poder opinar e conversar com meu círculo de amigos e amigas. É o momento que todo mundo é crítico de cinema, então preciso aproveitar esta situação para longas conversas e discussões proveitosas.
Deverás, imersa no senso comum da minha rede de críticos julguei o filme: A forma da Água (Em inglês: The Shape of Water) erroneamente. Falei abertamente que era um remake do filme Splash: Uma Sereia em Minha Vida", da década de 80, protagonizado por Tom Hanks e Daryl Hannah a partir, do julgamento dos críticos, que não estudam, de cinema acreditei ser errado o Oscar de Melhor filme para ele, e acabei me envergonhando depois que assisti.
Antes de tudo, A Forma da Água recebeu várias indicações e prêmios aclamados, entre eles 3 BAFTA Awards, 2 Globos de Ouros e o longa ainda recebeu 13 indicações ao Oscar, vencendo 4 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte, e essas indicações já apontam em que lugar está este filme!
Resultado de imagem para a forma da água
O longa é completo, passando na década de 60 com um roteiro interessante e com grandes discussões: segregação racial, rivalidade entre EUA e Rússia (Guerra Fria), machismo, misoginia, assédio moral, preconceito contra mudos e o patriarcado.
Uma fotografia esplendorosa, com grandes contraste, lembrando filmes Italianos, onde mescla duas cores, no caso do filme: verde e vermelho, além de um figurino bem planejado. Uma trilha sonora belíssima, um roteiro bem encaixado, busquei clichês, e assistir procurando-os, não encontrei!
Esperava um final convencional de fim de tarde, que a criatura voltasse ao mar e fosse sempre se encontrar com ela, como um “sereio” encantado, e isso não acontece! É a forma da água, e esta corre da forma que melhor encaixa, e não da forma que queremos que se encaixe!
Resultado de imagem para a forma da água

Comentários

  1. É um maravilhoso filme, divertido e eu desfrutei muito. Michael Shannon fez um ótimo trabalho no filme. Eu vi que seu próximo projeto, Fahrenheit 451 será lançado em breve. Acho que será ótimo! Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Acho que Fahrenheit 451 sera excelente! Se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Acabo de ver o trailer da adaptação do livro, na verdade parece muito boa, li o livro faz um tempo, mas acho que terei que ler novamente, para não perder nenhum detalhe. Sera um dos melhores filmes de ficção cientifica acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos discutir, refletir, sociologar!

Postagens mais visitadas deste blog

A união do rebanho faz o leão ir dormir com fome. (Provérbio africano)

Avaliações diagnósticas- Ética e Cidadania- Fundamental. Professora: Lis Santos

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA