Objetividade e subjetividade na sociologia.
A subjetividade seria o contato do mundo
interno, íntimo para com o denominado mundo externo. Relaciona-se com os
valores construídos em cada indivíduo. Esta esfera é integrada por sentimentos,
emoções, um espaço de relação.
A objetividade seria relacionada aquilo que
é externo, resultado de uma análise dotada da imparcialidade, sendo um
condicionante da validade para a epistemologia.
Objetividade não pode ser confundida com a
verdade. A objetividade defere maior confiabilidade à produção e ao
conhecimento, o que não significa proceder a afirmação do que é verdadeiro ou
não.
Kant compreende a objetividade como uma
forma de ação produtiva que possuiria validade universal, sem estar aprisionada
a qualquer época ou contexto, e também independente de qualquer cultura ou
religiosidade.
A objetividade é um status ou
qualidade pela qual as ciências almejam ardorosamente alcançar, contudo não se
pode negar nossa posição subjetiva inerente à própria condição humana.
Em prol de promover a objetividade,
formulam-se e aplicam-se métodos e técnicas visando deferir status científico
ao trabalho.
Aduzia Durkheim que o indivíduo é subjugado
à sociedade e tentou explicar o início e desenvolvimento da referida relação. O
sociólogo compreende ser a esfera subjetiva o que é próprio ou criado pelo
indivíduo, como a consciência coletiva e o fato social.
Haveria ainda a esfera exterior ao
indivíduo, o seu caráter objetivo, o qual é imposto. O objetivismo para
Durkheim estaria circunscrito a função do cientista social o qual deveria
buscar o sentido “espiritual” da sociedade na moral e nos valores
sociais.
Durkheim salienta ser a sociedade um algo
diretamente ligado à vontade individual, e que esta seria construída por meio
do processo de socialização e da educação. A sociedade teria uma função
transformadora e renovadora sobre o indivíduo, não o restringindo mais apenas a
sua natureza física.
Émile Durkheim
O âmbito subjetivo da sociedade na
concepção de Durkheim seria expresso em algumas premissas como a de que a
sociedade é coletivamente construída com normas aquém de interesses individuais
visando o equilíbrio social, há uma internalização de regras morais e da
coerção.
O estruturalismo de Lévi-Strauss compreende
que é na organização social que a vida psíquica encontra sua origem e base,
para aquele a organização social que tem como sua fonte primeira e originária a
vida psíquica, da forma como os indivíduos constroem sua sociedade.
Lévi-Strauss
Outro autor clássico relevante no presente
estudo é Max Weber que possui uma teoria rebuscada que visa à compreensão sobre
quais seriam as bases da sociedade contemporânea.
Segundo o referido sociólogo, o
conhecimento científico é uma das bases de uma sociedade organizada ao se
considerar esta racional.
Mas Weber não objetivava tratar apenas dos
limites referentes às ciências, mas inclusive aqueles que dizem respeito ao
limite dos indivíduos.
Uma peculiaridade de sua teoria foi
visualizar a ciência como um todo e não como algo partilhado, isolado, a
analisou como oriunda de um trabalho humano e social.
A objetividade seria uma capacidade humana
não natural como é a subjetividade, mas que é construída, trabalhada e exercitada
a fim de se apreciar e analisar com exatidão, classificar, agrupar etc.
O ser humano possui esta dupla
possibilidade de interagir com o mundo e com os demais integrantes de seu
grupo, podendo fazê-lo de forma subjetiva ou objetiva, e mesmo que escolha a
segunda maneira terá que realizar um esforço para alcançá-la.
A subjetividade inerente ao ser humano é
integrada de uma diversidade enorme de valores, julgamentos, visões da
realidade, preconceitos e estes são construídos a partir da posição e
desenvolvimento do indivíduo no seio da sociedade.
Na concepção Weberiana, a questão da subjetividade deve ser
preocupação de toda ciência e de todo cientista.
Uma das formas encontradas para lidar com
este risco seria objetivar a subjetividade, sendo inserida como integrante do
método, deixando assente a relação que o cientista possui com o objeto de
estudo.
Comentários
Postar um comentário
Vamos discutir, refletir, sociologar!