Objetividade e subjetividade na sociologia.




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A subjetividade seria o contato do mundo interno, íntimo para com o denominado mundo externo. Relaciona-se com os valores construídos em cada indivíduo. Esta esfera é integrada por sentimentos, emoções, um espaço de relação.
A objetividade seria relacionada aquilo que é externo, resultado de uma análise dotada da imparcialidade, sendo um condicionante da validade para a epistemologia.
Objetividade não pode ser confundida com a verdade. A objetividade defere maior confiabilidade à produção e ao conhecimento, o que não significa proceder a afirmação do que é verdadeiro ou não.

Kant compreende a objetividade como uma forma de ação produtiva que possuiria validade universal, sem estar aprisionada a qualquer época ou contexto, e também independente de qualquer cultura ou religiosidade.
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A objetividade é um status ou qualidade pela qual as ciências almejam ardorosamente alcançar, contudo não se pode negar nossa posição subjetiva inerente à própria condição humana.
Em prol de promover a objetividade, formulam-se e aplicam-se métodos e técnicas visando deferir status científico ao trabalho.
Aduzia Durkheim que o indivíduo é subjugado à sociedade e tentou explicar o início e desenvolvimento da referida relação. O sociólogo compreende ser a esfera subjetiva o que é próprio ou criado pelo indivíduo, como a consciência coletiva e o fato social.
Haveria ainda a esfera exterior ao indivíduo, o seu caráter objetivo, o qual é imposto. O objetivismo para Durkheim estaria circunscrito a função do cientista social o qual deveria buscar o sentido espiritualda sociedade na moral e nos valores sociais.
Durkheim salienta ser a sociedade um algo diretamente ligado à vontade individual, e que esta seria construída por meio do processo de socialização e da educação. A sociedade teria uma função transformadora e renovadora sobre o indivíduo, não o restringindo mais apenas a sua natureza física.
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Émile Durkheim
O âmbito subjetivo da sociedade na concepção de Durkheim seria expresso em algumas premissas como a de que a sociedade é coletivamente construída com normas aquém de interesses individuais visando o equilíbrio social, há uma internalização de regras morais e da coerção.
O estruturalismo de Lévi-Strauss compreende que é na organização social que a vida psíquica encontra sua origem e base, para aquele a organização social que tem como sua fonte primeira e originária a vida psíquica, da forma como os indivíduos constroem sua sociedade.
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Lévi-Strauss
Outro autor clássico relevante no presente estudo é Max Weber que possui uma teoria rebuscada que visa à compreensão sobre quais seriam as bases da sociedade contemporânea.
Segundo o referido sociólogo, o conhecimento científico é uma das bases de uma sociedade organizada ao se considerar esta racional.
Mas Weber não objetivava tratar apenas dos limites referentes às ciências, mas inclusive aqueles que dizem respeito ao limite dos indivíduos.
Uma peculiaridade de sua teoria foi visualizar a ciência como um todo e não como algo partilhado, isolado, a analisou como oriunda de um trabalho humano e social.
A objetividade seria uma capacidade humana não natural como é a subjetividade, mas que é construída, trabalhada e exercitada a fim de se apreciar e analisar com exatidão, classificar, agrupar etc.
O ser humano possui esta dupla possibilidade de interagir com o mundo e com os demais integrantes de seu grupo, podendo fazê-lo de forma subjetiva ou objetiva, e mesmo que escolha a segunda maneira terá que realizar um esforço para alcançá-la.
A subjetividade inerente ao ser humano é integrada de uma diversidade enorme de valores, julgamentos, visões da realidade, preconceitos e estes são construídos a partir da posição e desenvolvimento do indivíduo no seio da sociedade.
Na concepção Weberiana, a questão da subjetividade deve ser preocupação de toda ciência e de todo cientista.
Uma das formas encontradas para lidar com este risco seria objetivar a subjetividade, sendo inserida como integrante do método, deixando assente a relação que o cientista possui com o objeto de estudo.



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