Ebook: terreiro Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe
O terreiro Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe, localizado no bairro do Curuzu, em Salvador, é, de acordo com a Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), o único da nação Jêje Savalu que mantém os ritos originais da linhagem, assim como o dialeto africano Ewe-Fon preservado nas expressões e cânticos da comunidade. Este templo religioso foi o primeiro a ser tombado com base na Lei de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Salvador (8.550/2014).
o Kwe Vodun Zo ou Terreiro do Deus do Fogo é um templo religioso dedicado ao
Culto dos Voduns trazidos para o Brasil pelos nossos ancestrais originários do
antigo Reino de Savé, tendo como no centro desse zelo a Divindade Sogbo, que
teria em Xangô, o equivalente Ketu-Nagô. O nosso templo desenvolve suas
atividades tendo como parâmetro as bases culturais herdadas dos nossos
antepassados, que não traçam uma linha de divisão estanque entre cultura e
religião. A nossa filosofia é o respeito à Natureza em sua plenitude, e
assumimos que a única forma de comunicação com o Universo é o amor a essa Mãe.
Não enxergamos diferenças entre os nossos ancestrais e os homens dos nossos
dias, todos temos as mesmas necessidades e somos visitados pelas mesmas
vicissitudes. As religiões nasceram da necessidade do homem de se comunicar com
as suas Divindades, no objetivo de sobreviver, de ter a permissão Divina no que
toca a continuar no mundo, vivo no minuto subseqüente a esse de agora. A
palavra religião vem do latim relligare, ou seja, religar refazer a ponte entre
Criador e criatura. A nossa filosofia é multi milenar e nem por isso pretende
ser superior, ou mais esclarecida que qualquer que seja outra crença, que
porventura, tenha surgido posteriormente. Não fazemos apostolado nem praticamos
qualquer tipo de “evangelização”. A nossa Crença é a Felicidade. Quanto a nossa
ritualística nos reservamos o direito de seguir os Ensinamentos ancestrais com
desvelo, determinação e perseverança. Poderíamos resumir a nossa filosofia em
uma frase dita por um habitante nativo da América do Norte, em uma conferencia,
ocorrida certa vez Nova York: “– A superstição de um homem é a religião do seu
próximo – ”
Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe, conhecido popularmente
como Terreiro do Vodun Zo, Roça do Vodunzô, ou simplesmente Vodunzô. Este
santuário, outrora chamado Inlegedá Airá Jijemin, vem a ser um templo religioso
de culto aos voduns localizado em Salvador, Bahia, no bairro da Liberdade.
O Vodun Zo é referência importante na localidade, onde todos sabem onde fica o
“Terreiro do Pai Amilton”, segundo os vizinhos por vezes o designam. Ora, como
se sabe, um terreiro vem a ser um centro religioso e uma forma tradicional de
assentamento que sedia um grupo eclesial estruturado segundo as normas de um
rito afro-brasileiro. A palavra é dicionarizada, tendo este sentido particular
reconhecido e seu emprego verifica-se comum na vasta etnografia especializada
(cf. Lépine, 1982, p.68, s. v., Becker, 1995, s.v.). O designativo candomblé,
termo de origem quimbundo por cujo emprego se identifica, hoje, uma modalidade
de culto afro-brasileiro.
o Kwe Vodun Zo se destaca entre os terreiros da localidade por suas dimensões,
por sua conservação e até por seu acervo florístico, embora o mesmo se tenha
reduzido muito. A mutilação mais recente foi devida a uma intervenção da
Prefeitura Municipal de Salvador, que lhe suprimiu, na última década, cerca de
1.200 m2 e envolveu a erradicação de quatro árvores, com vistas à contenção de
encosta na Rua da Alegria. Malgrado essas perdas, o Kwe Vodun Zo encerra a
única mancha verde significativa do Curuzu, com destaque para árvores e
arbustos considerados sagrados e outros vegetais que a etnobotânica de seu
grêmio religioso identifica como etnoespécies de valor litúrgico, em número de
nove no seu nicho. Entre as árvores e arbustos considerados hierofanias no Kwe
Vodun Zo, e assim consagrados, contam-se cerca de dez espécies.
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