Proposta de aula de história.

 

Conteúdo Avaliado

 

Indicação da Disciplina

 

Trabalho de História.

 

Indicação do público alvo (série)

3º ano do Ensino Médio.

 

Indicação da duração da aula

50 minutos.

 

Tema da aula

Repercussões do Suicídio de Vargas

 

Objetivos (a serem alcançados pelos alunos e não pelo professor)

Objetivo geral (projeta resultado geral relativo à execução de conteúdos e procedimentos)

Objetivos específicos (especificam resultados esperados observáveis)

Geral:

Analisar as repercussões políticas do suicídio de Getúlio Vargas. 

Específico:

Estudar a Era Vargas.

Analisar os impactos do governo Vargas;

Interpretar fontes e documentos históricos

Entender a conjuntura política que levou ao suicídio do ex-presidente.

 

Conteúdo e desenvolvimento do tema (conteúdos programados para a aula com a descrição da abordagem teórica e prática do tema)

 

Nesta aula, analisaremos uma manchete de jornal que noticiou o suicídio de Getúlio.

Vargas, com o objetivo de percebermos as repercussões políticas do suicídio.  

Os educandos (as) devem acessar o jornal Última Hora no link: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=386030&pasta=ano%20195&pesq=%22%20Matou-se%20Vargas%22

E

http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=386030&pasta=ano%20195&pesq=%22%20Matou-se%20Vargas%22

Analisar e debater as manchetes de jornal a partir de questões tais como:

 

Quais frases estão em destaque na notícia? O que elas informam?

Qual a conjuntura política que levou ao suicídio do ex-presidente?

O jornal assume alguma posição em relação ao suicídio de Vargas? Explique.

Procure relacionar esta manchete de jornal as repercussões políticas do suicídio de Getúlio Vargas.

Em seguida, os educandos (as) devem fazer um mapa mental, versando sobre os acontecimentos que levaram ao seu suicídio, em 1954 e as repercussões políticas do suicídio de Getúlio Vargas.

 

Recursos didáticos (material utilizado na aula: quadro, giz, datashow, computador, livro, etc.)

·         Quadro;

·         Giz;

·         Datashow;

·         Computador.

 

Avaliação (pode ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica, formativa e somativa). Discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para a aula:

- atividades (ex.: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão de roteiro, compreensão de gravuras, trabalho com documentos, etc.)

- critérios adotados para correção das atividades.

Nesta aula será avaliado o aprendizado por meio da análise das imagens e da capacidade de interpretação dos textos históricos, da realização do mapa mental ( levando em consideração a analise dos fatos e utilização das próprias palavras) e demais registros produzidos nas atividades da aula.

 

Bibliografia (indicar toda a bibliografia consultada para o planejamento da aula)

Obrigatório.

Jornal Última Hora no link: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=386030&pasta=ano%20195&pesq=%22%20Matou-se%20Vargas%22

E

http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=386030&pasta=ano%20195&pesq=%22%20Matou-se%20Vargas%22

 

Complementar.

 

Capa de jornal sobre a morte de Vargas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TgpTF5EdbH8Vc2WmfYQANNwNYCJc5DFg69bpfbutcmU8pXeVeuy4aNqsK4pQ/doc01-his9-17und02-capa-jornal.pdf

Por que Getúlio Vargas se matou?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rW8AaHK3MYSUtKeNjXeJnpY5zk4RB3c5pJ4pV4rgqWfu4UT7hE7XTrjEavAT/doc02-his9-17und02-os-19-dias-que-mudaram-o-brasil.pdf

Mataram Getúlio

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ctwbjh5CxzFpYBCkBRjZEth7AGS6HnNqwdEJEQfh3B24w8TYEpbjDGXnTq2A/doc03-his9-17und02-mataram-getulio.pdf

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A união do rebanho faz o leão ir dormir com fome. (Provérbio africano)

Avaliações diagnósticas- Ética e Cidadania- Fundamental. Professora: Lis Santos

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA