Proposta de aula de história.
Conteúdo
Avaliado |
|
|
Indicação da Disciplina |
Trabalho de História. |
|
Indicação do público alvo (série) |
3º ano do Ensino Médio.
|
|
Indicação da duração da aula |
50 minutos.
|
|
Tema da aula |
Repercussões do Suicídio de
Vargas
|
|
Objetivos (a serem alcançados
pelos alunos e não pelo professor)
Objetivo geral (projeta
resultado geral relativo à execução de conteúdos e procedimentos)
Objetivos específicos (especificam
resultados esperados observáveis)
|
Geral:
Analisar as repercussões políticas
do suicídio de Getúlio Vargas.
Específico:
Estudar a Era Vargas.
Analisar os impactos do governo
Vargas;
Interpretar fontes e documentos
históricos
Entender a conjuntura política
que levou ao suicídio do ex-presidente.
|
|
Conteúdo e desenvolvimento do tema (conteúdos
programados para a aula com a descrição da
abordagem teórica e prática do tema) |
Nesta aula, analisaremos uma
manchete de jornal que noticiou o suicídio de Getúlio.
Vargas, com o objetivo de
percebermos as repercussões políticas do suicídio.
Os educandos (as) devem acessar
o jornal Última Hora no link: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=386030&pasta=ano%20195&pesq=%22%20Matou-se%20Vargas%22
E
Analisar e debater as manchetes
de jornal a partir de questões tais como:
Quais frases estão em destaque
na notícia? O que elas informam?
Qual a conjuntura política que
levou ao suicídio do ex-presidente?
O jornal assume alguma posição
em relação ao suicídio de Vargas? Explique.
Procure relacionar esta
manchete de jornal as repercussões políticas do suicídio de Getúlio Vargas.
Em seguida, os educandos (as) devem fazer um mapa mental, versando sobre os acontecimentos que levaram ao seu suicídio, em 1954 e as repercussões políticas do suicídio de Getúlio Vargas. |
|
Recursos didáticos (material utilizado na aula: quadro, giz,
datashow, computador, livro, etc.) |
·
Quadro;
·
Giz;
·
Datashow;
·
Computador.
|
|
Avaliação (pode ser realizada com diferentes
propósitos (diagnóstica, formativa e somativa). Discriminar, com base nos
objetivos estabelecidos para a aula: -
atividades
(ex.: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão de roteiro,
compreensão de gravuras, trabalho com documentos, etc.) -
critérios adotados para correção das atividades. |
Nesta aula será avaliado o aprendizado por meio da análise das imagens e da capacidade de interpretação dos textos históricos, da realização do mapa mental ( levando em consideração a analise dos fatos e utilização das próprias palavras) e demais registros produzidos nas atividades da aula. |
|
Bibliografia (indicar
toda a bibliografia consultada para o planejamento da aula) |
Obrigatório.
Jornal Última Hora no link: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=386030&pasta=ano%20195&pesq=%22%20Matou-se%20Vargas%22
E
http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=386030&pasta=ano%20195&pesq=%22%20Matou-se%20Vargas%22
Complementar.
Capa de jornal sobre a morte de
Vargas
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TgpTF5EdbH8Vc2WmfYQANNwNYCJc5DFg69bpfbutcmU8pXeVeuy4aNqsK4pQ/doc01-his9-17und02-capa-jornal.pdf
Por que Getúlio Vargas se
matou?
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rW8AaHK3MYSUtKeNjXeJnpY5zk4RB3c5pJ4pV4rgqWfu4UT7hE7XTrjEavAT/doc02-his9-17und02-os-19-dias-que-mudaram-o-brasil.pdf
Mataram Getúlio |
|
Comentários
Postar um comentário
Vamos discutir, refletir, sociologar!