Sequência didática.


SEGMENTO DE ENSINO: Ensino Fundamental - Anos Finais

SÉRIE: 9º ano

TEMA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O Trabalho para comunidade negra no Brasil

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:

 

·                    O trabalho no Brasil

 

·                    O processo escravista no Brasil

 

·                    O negro e o mercado de trabalho

 

·                    As bases do trabalho na sociedade moderna

 

HABILIDADES DE ACORDO COM O BNCC:

 

EF09HI01 Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

(EF09HI06) Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).

 

TEMPO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 

A.O tempo em horas de cada aula: 50 minutos.

B.O tempo total das 03 aulas: 150 minutos

 

MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 

Computador

Celular

Data Show.

Material escolhido na Brinquedoteca da Faculdade:

 

Jogo de Memória de Máscaras Africanas:

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/game/memoria-mascaras-africanas/ 

 

Brinquedos Cantados: Escravos de Jó: https://portalgraduacao.unyleya.edu.br/650791/brinquedoteca

 

1.   Organização da turma.

·                    A turma ficará em semicírculo para apresentação do tema o trabalho no Brasil.

·                    As aulas serão na sala de aula.

·                    As atividades da aula serão realizadas na sala de aula, os alunos ficaram sentados em suas mesas de estudos.

 

2.   Introdução.

 

·         O professor deverá informar aos alunos o tema da aula, destacando que este será sobre o trabalho no Brasil.

·         Neste momento, o professor deverá identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o processo trabalhista no Brasil.

 

3.   Desenvolvimento.

 

1.    O professor deverá apresentar o tema: O trabalho no Brasil, O processo escravista no Brasil, O negro e o mercado de trabalho e as bases do trabalho na sociedade moderna.

2.    Os alunos deverão anotar as informações e também apresentar seu conhecimento prévio.

3.    Uma aula expositiva e reflexiva.

4.    Para finalizar a aula faremos uma brincadeira com o Jogo de Memória de Máscaras Africanas no link: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/game/memoria-mascaras-africanas/ , estimulando os discentes a perceber as belezas da identidade africana.

 

4.   Conclusão.

 

Os discentes irão fazer uma analise reflexiva sobre o processo de trabalho no Brasil. No encerramento da aula, o professor deverá abordar a questão do trabalho e da escravidão no Brasil.

 

5.   Avaliação.

 

A avaliação ocorrerá por meio da observação do interesse dos alunos pelo tema da aula. Além disso, será considerado o desempenho no debate e na argumentação deles.

 

AULA 2

 

1.   Organização da turma.

 

A turma ficará em semicírculo para apresentação do tema o processo escravista no Brasil e para divisão dos grupos para construção do trabalho.

As atividades da aula serão realizadas na sala de aula, os alunos ficaram sentados em suas mesas de estudos, divididos em grupos, em pequenos círculos de três pessoas.

 

2.   Introdução.

 

O professor deverá informar que nesta aula se dará continuidade ao sobre trabalho e escravidão no Brasil.

Neste momento, o professor deverá estimular os alunos a apresentarem livremente sobre este processo e serão divididos os grupos.

Ao final será apresentada uma música da Brinquedoteca.

 

3.   Desenvolvimento.

 

1.    O professor deverá apresentar os temas e explicar sobre eles.

2. O professor deverá dividir em grupos de três.

3. Cada trio realizará a pesquisa primeira pelo celular e depois em casa e trará sua parte escrita e aprensentará em dez minutos o tema.

4.       Após apresentação do tema, a turma será divida em três grupos e cada equipe terá que escolher um único tema, que são:

 

·      A situação do trabalho negro até 1888

·        A situação do trabalho negro até Fernando Henrique Cardoso.

·      A situação do trabalho negro na atualidade.

 

5.   Para finalizar colocariamos vídeo da Brinquedoteca: Escravos de Jó e discutiriamos a letra desta música.

 

6.   Conclusão.

 

No encerramento da aula, e depois de apresentar o tema e dividir os grupos o professor deverá estimular que os alunos falem livremente sobre os conteúdos aprendidos na aula. Neste momento, o professor deverá reforçar conteúdos aprendidos. Caso identifique algum desvio de aprendizagem sobre o tema, é momento oportuno para reforçar os conteúdos trabalhados. Na próxima aula será apresentado um seminário com os temas acima, com dez minutos para cada equipe.

 

7.   Avaliação.

 

A avaliação ocorrerá por meio da observação do interesse dos alunos pelo tema da aula e desempenho nas atividades propostas em sala de aula e para o seminário.

 

AULA 3

 

1.   Organização da turma.

 

A turma ficará em semicírculo para apresentação do seminário.

As atividades da aula serão realizadas na sala de aula, os alunos ficaram sentados em suas mesas de estudos no semicírculo.

 

2.   Introdução.

 

O professor deverá iniciar estimulando os alunos apresentar os conteúdos aprendidos atraves do seminário, estimulando os colegas perguntarem sobre o tema.

Após a fala dos alunos, o professor deverá informar da importância de conhecer nossa história e valrizar a pluradidade barsileira.

O professor deverá aproveita este momento para recolher a parte escrita que os alunos

realizaram em casa e entregarna proxima aula corrigido.

 

3.   Desenvolvimento.

 

Cada equipe terá dez minutos para apresentação.

Depois de apresentar teremos o debate em sala e entrega da parte escrita.

O professor fará o encerramento da aula.

 

4.   Conclusão.

 

Haverá posteriormente uma discussão sobre os temas e o formato do trabalho.

Os alunos poderão tirar suas dúvidas e colocar suas opiniões. O professor irá apresentar suas impressões sobre os trabalhos e dará as notas para o grupo. Reforçando a imnportnacia dos trabalhos em grupo.

 

5.   Avaliação.

 

A avaliação ocorrerá por meio da observação do interesse dos alunos pelo tema da aula e do seminário. Além disso, será considerado o desempenho individual, do grupo e a parte escrita.

 

FINALIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA.

 

Ao final com apresentação do trabalho, todos os discentes fará uma discussão sobre o tema e a partir disso podemos compreender o processo de desigualdade e injustiça. Acreditando que os discentes terão discernimentos, por serem nono ano, e um melhor aprofundamento do tema.

 

Ao longo das 03 aulas, serão utilizados os instrumentos de avaliação:

 

- Relatório de Observação do aluno nas atividades práticas em grupo.

- Debates em sala de aula.

- Correção da parte escrita.

- Apresentação, coesão e coerencia na apresentação do seminário na ficha de acompanhamernto individual.

- Para os alunos que não atingiram os objetivos propostos, o professor deverá propor a seguinte atividade:

- Pesquisa sobre um dos temas.

- Em seguida, o aluno deverá responder uma série de perguntas relacionadas ao tema. Essas perguntas serão elaboradas previamente pelo professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avaliações diagnósticas- Ética e Cidadania- Fundamental. Professora: Lis Santos

A união do rebanho faz o leão ir dormir com fome. (Provérbio africano)

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA